(Revelações extraídas da Internet por Pedro Fagundes Azevedo, da Legião Espírita de Porto Alegre Contribuição de Pedro
“Deus é eterno, imutável, imaterial, único, todo-poderoso, soberanamente
justo e bom.”
“Criou o universo, que compreende todos os seres animados e
inanimados, materiais e imateriais.”
“Os seres materiais constituem o mundo visível ou corporal; os
seres imateriais, o mundo invisível ou espírita, ou seja, dos Espíritos.”
“O mundo espiritual é o mundo normal, primitivo, eterno, preexistindo
e sobrevivendo a tudo.”
“Os Espíritos podem vestir temporariamente um corpo de carne e osso,
perecível, cuja destruição pela morte lhes devolve a liberdade.”
“Entre as diferentes espécies de seres corporais, Deus escolheu
a espécie humana para a encarnação dos Espíritos que atingiram um
certo grau de desenvolvimento, o que lhe dá a superioridade moral e
intelectual sobre os outros.”
“A alma é um Espírito encarnado, sendo o corpo apenas o seu
envoltório.”
“Há três características fundamentais no homem: 1ª) o corpo ou ser
material semelhante ao dos animais e animado pelo mesmo princípio
vital; 2ª) a alma ou ser imaterial, Espírito encarnado no corpo; 3ª) o laço
que une a alma ao corpo, princípio intermediário entre a matéria e o Espírito.
“Assim, o homem tem duas naturezas: pelo corpo participa da
natureza dos animais, dos quais tem os instintos; pela alma participa
da natureza dos Espíritos.”
“O laço ou perispírito que une o corpo e o Espírito é uma espécie de
envoltório semimaterial. A morte é a destruição do envoltório mais grosseiro.
O Espírito conserva o segundo, que constitui para ele um corpo etéreo,
invisível para nós no estado normal, mas que pode tornar-se algumas vezes
visível e mesmo tangível, como ocorre no fenômeno das aparições.”
“O Espírito não é, portanto, um ser abstrato, indefinido, que somente
o pensamento pode conceber; é um ser real, definido, que, em alguns
casos, pode ser reconhecido, avaliado pelos sentidos da visão, da audição
e do tato.”
“Os Espíritos pertencem a diferentes classes e não são iguais em
poder, inteligência, saber e nem em moralidade. Os da primeira ordem
são os Espíritos superiores, que se distinguem dos outros por
sua perfeição, seus conhecimentos, sua proximidade de Deus, pela
pureza de seus sentimentos e seu amor ao bem: são os anjos ou
Espíritos puros. Os das outras classes não atingiram ainda essa perfeição;
os das classes inferiores são inclinados à maioria das nossas
paixões: ao ódio, à inveja, ao ciúme, ao orgulho, etc. Eles se satisfazem
no mal; entre eles há os que não são nem muito bons nem muito
maus, são mais trapaceiros e importunos do que maus, a malícia e a
irresponsabilidade parecem ser sua diversão: são os Espíritos desajuizados,
corruptos ou levianos.”
“Os Espíritos não pertencem perpetuamente à mesma ordem.
Todos melhoram ao passar pelos diferentes graus da hierarquia espiritual.
Esse progresso ocorre pela encarnação, que é imposta a alguns
como expiação e a outros para se reeducarem ou como missão. A vida
material é uma prova que devem ultrapassar várias vezes, até que tenham
atingido a perfeição absoluta. É uma espécie de exame severo ou de depuração,
de onde saem mais ou menos purificados.”
“Ao deixar o corpo, a alma retorna ao mundo dos Espíritos, de
onde havia saído, para recomeçar uma nova existência material, depois
de um período mais ou menos longo, durante o qual permanece
no estado de Espírito errante.”
“O Espírito deve passar por várias encarnações. Disso resulta que
todos nós tivemos muitas existências e que ainda teremos outras que,
aos poucos, nos aperfeiçoarão, seja na Terra, seja em outros mundos.”
“A encarnação dos Espíritos que atingiram a condição humana se dá sempre na espécie humana; Mentempsicose não existe, é um erro primário acreditar que a alma ou o Espírito possa regredir para reencarnar no corpo de um animal”.
“As diferentes existências corporais do Espírito são sempre progressivas
e o Espírito nunca retrocede, mas o tempo necessário para
progredir depende dos esforços de cada um para chegar à perfeição.”
“As qualidades da alma, isto é, as qualidades morais, são as do
Espírito que está encarnado; desse modo, o homem de bem é
a encarnação do bom Espírito, e o homem perverso a de um Espírito
atrasado.”
“A alma tinha sua individualidade antes de sua encarnação e a
conserva depois que se separa do corpo.”
“Na sua reentrada no mundo dos Espíritos, a alma pode reencontrar
todos aqueles que conheceu na Terra e todas as suas existências
anteriores desfilam na sua memória com a lembrança de todo o bem
e de todo o mal que fez.”
“O Espírito, quando encarnado, está sob a influência da matéria.
O homem que supera essa influência pela elevação e pela depuração
de sua alma aproxima-se dos bons Espíritos, com os quais estará um
dia. Aquele que se deixa dominar pelas más paixões e coloca todas
as alegrias da sua existência na satisfação dos apetites grosseiros se
aproxima dos Espíritos impuros, porque nele predomina a natureza
animal.”
“Os Espíritos encarnados habitam os diferentes globos do universo.”
“Os Espíritos não encarnados ou errantes não ocupam uma região
determinada e localizada, estão por todos os lugares no espaço
e ao nosso lado, vendo-nos numa presença contínua. É toda uma
população invisível que se agita ao nosso redor.”
“Os Espíritos exercem sobre o mundo moral e o mundo físico uma
ação incessante. Eles agem sobre a matéria e o pensamento e constituem
uma das forças da natureza, causa determinante de uma multidão
de fenômenos até agora inexplicável ou mal explicada e que apenas
encontram esclarecimento racional no Espiritismo.”
“As relações dos Espíritos com os homens são constantes. Os
bons Espíritos nos atraem e estimulam para o bem, sustentando-nos
nas provações da vida e ajudando-nos a suportá-las com coragem e
resignação. Os maus nos sugestionam para o mal; é um prazer para
eles nos ver fracassar e nos assemelharmos a eles.”
“As comunicações dos Espíritos com os homens são ocultas ou ostensivas.
As comunicações ocultas ocorrem pela influência boa ou má
que exercem sobre nós sem o sabermos; cabe ao nosso julgamento discernir
as boas das más inspirações. As comunicações ostensivas ocorrem
por meio da escrita, da palavra ou outras manifestações materiais,
muitas vezes por médiuns que lhes servem de instrumento.”
“Os Espíritos são atraídos em razão de sua simpatia pela natureza
moral do ambiente em que são evocados. Os Espíritos superiores se
satisfazem com reuniões sérias em que dominam o amor pelo bem e
o desejo sincero de receber instrução e aperfeiçoamento. A sua presença
afasta os Espíritos inferiores que, caso contrário, encontrariam
aí livre acesso e poderiam agir com toda a liberdade entre as pessoas
levianas ou guiadas somente pela curiosidade. Em todos os lugares
onde se encontram maus instintos, longe de obter bons conselhos,
ensinamentos úteis, devem-se esperar apenas futilidades, mentiras,
gracejos de mau gosto ou mistificações, visto que, freqüentemente,
eles tomam emprestado nomes veneráveis para melhor induzir ao erro.”
“Distinguir os bons dos maus Espíritos é extremamente fácil. A
linguagem dos Espíritos superiores é constantemente digna, nobre, repleta
da mais alta moralidade, livre de toda paixão inferior; seus conselhos
exaltam a sabedoria mais pura e sempre têm por objetivo nosso
aperfeiçoamento e o bem da humanidade. A linguagem dos Espíritos
inferiores, ao contrário, é inconseqüente, muitas vezes banal e até mesmo
grosseira; se por vezes dizem coisas boas e verdadeiras, dizem na
maioria das vezes coisas falsas e absurdas por malícia ou por ignorância.
Zombam da credulidade e se divertem à custa daqueles que os interrogam
ao incentivar a vaidade, alimentando seus desejos com falsas
esperanças. Em resumo, as comunicações sérias, no verdadeiro sentido
da palavra, apenas acontecem nos centros sérios, cujos membros estão
unidos por uma íntima comunhão de pensamentos, visando ao bem.”