Livro O que é o Espiritismo – Capítulo III – DA ALMA – Allan Kardec

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DA ALMA

108.
Onde está a sede da alma?

A alma não se encontra, como geralmente se pensa, localizada numa parte especial do corpo: forma com o perispírito um todo fluídico, penetrável, que se assimila ao corpo inteiro, com o qual constitui um ser complexo, ao qual a morte não é, de certo modo, senão um desdobramento.

Figuremos dois corpos semelhantes, penetrados um pelo outro, confundidos durante a vida e separados depois da morte.
Advinda esta, um é destruído e o outro subsiste.

No decorrer da vida, a alma age mais especialmente sobre os órgãos do pensamento e do sentimento.
Ela é simultaneamente interna e externa, isto é, irradia para o exterior, e pode mesmo afastar-se do corpo, transportar-se à distância e manifestar sua presença, como o provam a observação e os fenômenos sonambúlicos.

109.
A alma é criada conjuntamente com o corpo, ou anteriormente?

Depois da questão da existência ou não existência da alma, esta é a mais séria, pois de sua solução decorrem importantes conseqüências: é a única chave para resolver um sem número de problemas até agora insolúveis.

De duas uma: a alma existe ou não existe antes da formação do corpo.
Não pode haver meio termo.
Admitida a sua preexistência, tudo se explica lógica e naturalmente.
Não admitida, tropeçaremos a cada passo.
Sem a preexistência é mesmo impossível justificar certos dogmas da Igreja.
E a impossibilidade de justificação é o que tem levado à incredulidade muitas pessoas que raciocinam.

Os Espíritos resolveram a questão afirmativamente, e os fatos, assim como a lógica, não permitem dúvidas a tal respeito.
Admita-se, não obstante, a preexistência da alma, ainda que seja a título de simples hipótese, se se quiser, e ver-se-á que se dissipa a maior parte das dificuldades.

110.
Se a alma é anterior, tinha individualidade e consciência de si mesma antes de sua união ao corpo?

Sem individualidade e consciência de si mesma, seria como se não preexistisse.

111.
Antes de sua união com o corpo, teria a alma realizado algum progresso ou permanecia estacionária?

O progresso anterior da alma é, ao mesmo tempo, demonstrado pela observação dos fatos e dos ensinamentos dos Espíritos.

112.
Deus criou as almas iguais, moral e intelectualmente ou fez umas mais perfeitas e inteligentes que outras?

Se Deus tivesse criado umas almas mais perfeitas do que outras, essa preferência seria irreconciliável com a sua justiça.
Sendo todas criaturas suas, porque haveria de isentar umas do trabalho que impõe a outras, para alcançar a felicidade eterna? A desigualdade das almas em sua origem seria a negação da justiça de Deus.

113.
Se as almas são criadas iguais, como se explica a diversidade de aptidões e de predisposições naturais que existe entre os homens na Terra?

Essa diversidade é conseqüência do progresso que a alma realizou antes de sua união ao corpo.
As almas mais evoluídas em inteligência e moralidade, são as que mais viveram e progrediram antes de sua encarnação.

114.
Qual é o estado da alma em sua origem?

As almas são criadas simples e ignorantes, isto é, sem cultura e sem conhecimento do bem e do mal, mas com aptidões iguais, para tudo.
De princípio encontram-se em espécie de infância, sem vontade própria nem consciência absoluta de sua existência.
Só lentamente desenvolvem-se-lhes as idéias e o livre-arbítrio.
(O Livro dos Espíritos, ns.
114 e seguintes).

115.
A alma realiza esse progresso anterior no seu estado propriamente dito ou em precedente existência corporal?

Além do que ensinam os Espíritos a este respeito, o estudo dos diferentes graus de adiantamento do homem, na Terra, prova que o progresso anterior da alma deve ter sido realizado numa série mais ou menos longa de existências corporais, conforme o grau atingido.

A observação dos fatos que diariamente se apresentam aos nossos olhos o demonstra de sobejo.
(O Livro dos Espíritos, ns.
166 a 222 – Revue Spirite, abril, 1862, págs.
97 a 106).

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