Vós sois Deuses… Epa, como assim? – Pedro Fagundes Azevedo 0/5 (1)

Download PDF
[Total: 0    Média: 0/5]

      Pedro Fagundes Azevedo, ex-presidente da Legião Espírita de Porto Alegre Contribuição de Pedro

Bem conhecida, esta afirmativa Vós sois deuses (João 10:34) é atribuída a Jesus. Mas, pode ser mal interpretada e provocar confusões. Vamos, portanto, entendê-la melhor no contexto em que foi citada, conforme anotou o apóstolo João em seu Evangelho (10:23-38):
E Jesus andava passeando no templo, no pórtico de Salomão. Rodearam-no, pois, os judeus e lhe perguntavam: Até quando nos deixarás perplexos? Se tu és o Cristo, dize abertamente. Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo disse, e não credes. As obras que eu faço em nome de meu Pai, essas dão testemunho de mim. Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem; eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um. Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar. Disse-lhes Jesus: Muitas obras boas da parte de meu Pai vos tenho mostrado; por qual destas obras ides apedrejar-me? Responderam-lhe os judeus: Não é por nenhuma obra boa que vamos apedrejar-te, mas por blasfêmia; e porque, sendo tu homem, te fazes Deus. Tornou-lhes Jesus: Não está escrito na vos sa lei: Eu disse: Vós sois deuses?
Observemos que nessa passagem Jesus apenas cita uma lei já existente, ou seja, o Salmo 82:6. Não faz a afirmativa, nem a anula. Usa a própria Lei Judaica para calar a boca da turba, pois a lei referia-se a homens comuns ─ embora homens de autoridade e prestígio (juízes) ─ que muitas vezes, eram também citados pela tradição judaica como deuses. A palavra hebraica, traduzida deuses em Salmos 82:6, é elohim. Ela geralmente se refere ao único Deus, mas também tem outros usos. Como no Salmo 82:1 – Deus está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses. Os próximos três versículos deixam bem claro que a palavra deuses refere-se a magistrados, juízes e outras pessoas que ocupavam posições de autoridade e domínio.
Naquele tempo, chamar um ser humano de deus indicava duas coisas: 1) ele tinha autoridade sobre os outros na sua comunidade; 2) o poder que ele exercia como autoridade civil era respeitado e temido. Ora, se aqueles nomeados para ocupar uma posição de autoridade podiam ser considerados deuses, quanto mais não deveria ser assim chamado aquele que foi escolhido e enviado pelo próprio Deus? Vale considerar também que a afirmação original é do Salmista do Antigo Testamento, e não de Jesus, que a utilizou somente para demonstrar a contradição de seus perseguidores, ao acusá-lo de blasfemo. Depois dessa discussão, todos se vão em paz, indo também Jesus em direção ao rio Jordão. Na linguagem atual, diríamos que tudo acabou em pizza.
Entretanto, o importante é não entrarmos em confusão. Os seres humanos não são deuses ou pequenos deuses. Deus é Deus, único, inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas, segundo a questão primeira de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec. E nós, que passamos a compreende-Lo melhor através de Jesus, somos apenas filhos de Deus

1,748 total views, 3 views today