Por um Espírito Protetor: Bodeaux 1863
O orgulho vos leva a vos julgardes mais do que sois, a não aceitar uma comparação que vos possa rebaixar, e a vos considerardes, ao contrario, de tal maneira acima de vossos irmãos, seja na finura de espírito, seja no tocante á posição social, seja ainda em relação ás vantagens pessoais, que o menor paralelo vos irrita e vos fere. E o que acontece, então? Entregai vos a cólera.
Procurai a origem desses acessos de demência passageira, que vos assemelham aos brutos, fazendo-vos perder o sangue frio e a razão; procurai-a ,e encontrareis quase sempre por base o orgulho ferido. Não é o acaso o orgulho ferido por uma contra partida, que vos faz repelir as observações justas e rejeitar, encolerizados, os mais sábios conselhos? Até mesmo a impaciência, causada pelas contrariedades, em geral pueris, decorre da importância atribuída á personalidade, perante a qual julgais que todos devem curvar-se.
No frenesi, o homem colérico se volta contra tudo, á própria natureza bruta, aos objetos inanimados, que despedaça. Por não o obedecerem. Ah! Se nesses momentos ele pudesse ver-se a sangue frio, teria horror de si mesmo ou se reconheceria ridículo! Que julgue por isso a impressão que deve causar aos outros. Ao menos pelo respeito a si mesmo, deveria esforçar-se, pois para vencer essas tendências que o torna digno de piedade.
Se pudesse pensar que á cólera nada resolve, que lhe altera a saíde, compromete a sua própria vida, veria que é ele mesmo a sua primeira vitima. Mas ainda há outra consideração que o deveria deter: o pensamento de que torna há outra consideração que deveria deter: o pensamento de que torna infelizes todos os que o cercam. Se tem, coração, não sentirá remorsos por fazer sofrer as criaturas que mais ama? E que magoa mortal não sentirá se, num acessos de arrebatamento, cometesse um ato de que teria de recriminar-se por toda a vida!
Em suma: a cólera não exclui certas qualidades do coração, mas impede que se faça muito bem, e pode levar a fazer-se muito mal. Isso deve ser suficiente para incitar os esforços para dominá-la. O espírita, aliás é incitado por outro motivo: o de que é contrária á caridade e a humanidade cristãs.