Importância de Frequentar as Palestras Doutrinárias

Our Score
Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]
Download PDF

Importância de Frequentar as Palestras Doutrinárias

Escrito por Pedro Fagundes Azevedo, de Porto Alegre

Não são poucos os confrades que,à semelhança de estudantes omissos, preferem não compareceràs sessões doutrinárias na sua casa espírita alegando os mais variados motivos. Geralmente, preferem os passes ou as sessões mediínicas. E, no entanto, sua presença é importantíssima nestas palestras doutrinárias. Porque sempre que alguém precisa de atendimento espiritual, são os seus acompanhantes espirituais os que mais necessitam ouvir as palavras esclarecedoras afim de que possam mudar sua maneira de pensar e agir. Além disso, enquanto se realizam as palestras doutrinárias, vários outros espíritos perturbados que acompanham os presentes são socorridos, afastados e encaminhados para tratamento em hospitais do plano espiritual.

E convém lembrar que, onde quer que estejamos, somos sempre cercados por uma nuvem de testemunhas espirituais, conforme revelou o Apóstolo Paulo. (Epístola aos Hebreus, 12.1). E Emmanuel complementa que esses acompanhantes espirituais, entre os quais alguns inimigos nossos de vidas passadas, são vulgarmente chamados Espíritos Maus , quando, mais propriamente, seriam Espíritos Infelizes. Zombam de tudo o lhes escape o domínio, supõem-se invencíveis na cidadela do seu orgulho, escarnecem aos mais altos valores da Humanidade e acreditam ludibriar o próprio Deus. Decerto que esses irmãos, enredados em profundo desequilíbrio, estão entre nós adestrando-nos as forças mais íntimas para que aprendamos a auxiliar. (…) Os companheiros infelizes, além de serem irmãos problemas, são também nossos observadores de cada dia. (Do livro Seara dos Médiuns).

Obviamente, tais espíritos detestam ouvir doutrinações. E ficam influenciando nossos pensamentos, tentando infiltrarem-se no diálogo interno de cada um, com idéias do tipo: estou perdendo meu tempo aqui, isso não tem nada a ver, lá em casa está melhor, não volto mais, etc. Por isso, insistimos: é muito importante que você assista as palestras doutrinárias pois equivalem a um tratamento psicoespiritual, extensivo também a esse tipo de acompanhantes espirituais…

Confirmando os aqui citados Paulo e Emmanuel, na questão 459, em O Livro dos Espíritos, Kardec faz a seguinte pergunta: interferem os espíritos em nossos pensamentos e nossa vida? Resposta: Sim, interferem a tal ponto que são eles que comumente vos dirigem. E uma vez que eles interferem em nossos pensamentos e atos, eles interferem sobre nossas vidas, que são forjadas por atos, depois dos nossos pensamentos. Motivos mais do que suficientes para voltarmos a recomendar, com toda a ênfase: vença as resistências, evite o desculpismo e compareça sempreàs palestras doutrinárias em sua casa espírita.

Loading