A IMPORTÂNCIA DA MATÉRIA PARA A EVOLUÇÃO DO ESPÍRITO – EUNICE GONDIM 5/5 (1)

Download PDF

            Contribuição de EUNICE GONDIM

A Importância da Matéria para a Evolução do Espírito.

Autor Espiritual: Mensageiro da Luz Divina
Pela Médium Eunice Gondim

A veste corpórea ou material tem grande importância para o desenvolvimento e a evolução do espírito. É através dela e dos meios que ela oferece, que o espírito encarnado interage com o mundo para a realização de suas ações. Através dos órgãos dos sentidos o espírito pode viver os prazeres e desprazeres da vida carnal, assim como os sentimentos negativos de ódio, rancor, inveja, avareza e outros. É também pela matéria que o espírito é submetido a sofrimentos físicos, sentimentais e financeiros tendo oportunidade de comportar-se frente a essas situações com fé, resignação e aceitação, conquistando assim graus maiores em sua evolução. Sem a matéria essas sensações seriam impossíveis.
O autocontrole em relação aos seus sentimentos é um dos maiores fatores de evolução para o espírito. O seu processo evolutivo pode ser avaliado e medido pelo grau de controle sobre os seus instintos materiais. Um sábio muito conhecido, Sócrates, afirmou que o controle dos nervos nos mostra que somos superiores. Com essa afirmação ele reforça o que acabamos de citar, ou seja, que quanto mais controle o homem tiver sobre os seus instintos naturais, maior a sua evolução. Por isso se diz que a evolução de cada ser humano só depende dele mesmo, pois só ele pode estabelecer esse controle. O homem que se entrega, sem nenhuma condição, aos prazeres despertados pela sua matéria ou pelos seus sentidos, aproxima-se mais dos animais irracionais do que dos seres humanos. Entre esses prazeres estão os sete pecados considerados capitais que significam a base do atraso evolutivo da humanidade: avareza, luxúria, gula, cobiça, soberba, preguiça e ira. Se o ser humano deixar-se levar pelo s sentidos e satisfizer a todos esses anseios materiais, poderá estar atrasando seu processo evolutivo. Mas se desenvolver a capacidade de controlar esses instintos, dando-lhes o devido lugar em sua vida, a matéria é então fundamental para o seu crescimento. Quando um espírito encarnado consegue grande processo de evolução sente mais que qualquer outro o peso do envoltório carnal e, o que mais lhe encoraja a suportar a vida terrena, é a certeza de que um dia estará livre do fardo pesado da matéria. Mas, mesmo assim, compreende a necessidade de permanecer com esse envoltório para o seu crescimento espiritual e procura cuidar bem dele para que o suporte pelo tempo necessário que aqui precisar permanecer.

Alguns espíritos desencarnados que se encontram em planos inferiores, rogam ao Pai para reencarnarem e chegam mesmo a escolher as formas como devem ser as suas matérias no plano terrestre, de maneira que, através dela e dos sofrimentos que lhes causará, possam redimir, se não todos, pelo menos uma grande parte de seus erros pretéritos.
A influência da matéria é tão forte que muitos espíritos ao desencarnarem ainda conservam por algum tempo a sensação de sua presença, mas quando se dão conta de que dela se libertaram, sentem uma grande felicidade. Por tudo isso, não devemos menosprezar a nossa veste corpórea, pois ela é o nosso transporte para mundos melhores se assim fizermos por merecer.

 4,181 total views,  2 views today

  • 4
    Shares