Livro dos Espíritos – Pergunta Numero: 701

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701. Qual das duas, a poligamia ou a monogamia, é a mais conforme à lei natural??

– A poligamia é uma lei humana, cuja abolição marca um progresso social. O casamento, segundo as vistas de Deus, deve fundar-se (1) O Espiritismo é teleológico, tanto do ponto de vista físico quanto do ético: as coisas materiais e os fatos morais, o mundo e o homem, tudo tem uma finalidade mas não de ordem antropológica. Muitas vezes ela contraria ou escapa ao pensamento do homem. Isso deu motivo à reação antiteleológica da Filosofia moderna. A Ciência, por sua vez, tratando apenas do plano objetivo, não viu mais que um ângulo do quadro da Natureza e restringiu-se às condições determinantes. Sua natureza analítica não lhe permite abranger o sentido das coisas e dos fatos. Henri Bergson, porém, em L’Evolution Crea-tice desenvolveu a teoria do clã vital, segundo a qual todo o curso da evolução, partindo da matéria mais densa, dirige-se à liberação da consciência no homem, aparecendo este como o fim último da vida na Terra. Essa é a tese espírita da evolução, até os limites da vida terrena. Mas o Espiritismo vai além, admitindo a escala dos mundos, através da qual a evolução se processa no infinito, sempre com a finalidade da perfeição. (N. do T) na afeição dos seres que se unem. Na poligamia não há verdadeira afeição: não há mais do que sensualidade. Se a poligamia estivesse de acordo com a lei natural devia ser universal, o que, entretanto, seria materialmente impossível em virtude da igualdade numérica dos sexos. A poligamia deve ser considerada como um uso ou uma legislação particular, apropriada a certos costumes e que o aperfeiçoamento social fará desaparecer pouco a pouco. (I) (l) O impulso poligâmico do homem não é um instinto bio1ógico, mas um simples resquício das fases anteriores de sua evolução. Hão sendo irracional, nem controlado pelas leis naturais das espécies animais, ele tem o dever moral de refrear esse impulso e sublimar a sua afetividade através do amor conjugal e familial. É, pela razão e o livre arbítrio que ele se controla, elevando-se conscientemente acima das exigências biológicas e das ilusões sensoriais. Se esse controle lhe parece difícil, maior é o seu dever de realizá-lo, porque maior é a sua necessidade de evolução nesse campo e também porque o mérito do bem está na dificuldade, como se vê no item 646 deste livro. (N. do T,)

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