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      Hammed (espírito) Contribuição de Ivando Ramos Mendonça

Auxílios invisíveis

O Reino de Deus é como um homem que lançou a semente na terra; ele dorme e acorda,de noite e de dia,mas a semente germina e cresce, sem que ele saiba como.
A terra por si mesma produz fruto: primeiro a erva, depois a espiga e,por fim a espiga cheia de grãos. (Marcos,4:26 a 28.)

Nem sempre conseguimos perceber com lucidez os auxílios espirituais que recebemos de Mais Alto. No entanto,nossa existência é controlada por uma Fonte Divina,perfeita e harmônica,cuja única intenção é a evolução das almas.
O que nós conhecemos não é a realidade,mas o que a nossa instrumentalidade pode perceber sobre ela. A plenitude da realidade é muito maior do que a ideia ou imagem que concebemos do mundo.
Podemos definir como míope espiritual aquele que toma a parte pelo todo e impõe a si e aos outros essa parte como sendo o todo.
Da mesma forma que não podemos calcular com precisão, e de modo consciente,os benefícios da respiração,da água,dos alimentos e das energias da Natureza em nossa vida orgânica, igualmente não nos damos conta dos benefícios da movimentação desencadeada pelos processos transcendentais que nos alcançam a vida íntima.
O Criador,Guardião de tudo o que existe,Artífice da máquina da vida, nos protege de forma contínua, suprindo-nos interna e externamente,quer reconheçamos, ou não,como verdadeira a Vida Providencial.
Na vida física, a criatura se desenvolve sem notar precisamente como ocorre esse fenômeno invisível em seu cosmo orgânico. Do mesmo modo, espiritualmente, progredimos e amadurecemos sem perceber como se processam os insights,isto é, a clareza súbita na mente, ou os saltos evolutivos promovidos no interior de todas as coisas e seres viventes.
Jesus de Nazaré se reportou a esse respeito, afirmando: O Reino de Deus é como um homem que lançou a semente na terra: ele dorme e acorda,de noite e de dia,mas a semente germina e cresce, sem que ele saiba como.A terra por si mesma produz fruto: primeiro a erva,depois a espiga e por fim,a espiga cheia de grãos.
Não podemos acreditar que somos orfãos do Universo. Podemos chamar Deus de Providência, uma vez que o seu pensamento é que provê o espaço cósmico; podemos também intitulá-lo de Destino, pois Ele é a Causalidade Excelsa; igualmente podemos denominá-lo de Natureza,visto que tudo nasce do seu Psiquismo Criador.
Quando cremos que os auxílios invisíveis fazem parte de nossa existência, desenvolvemos o potencial de religiosidade- encontrar Deus em nós- e saímos da nossa zona de conforto para níveis de consciência cada vez mais amplos e elevados. No campo da fisiologia,o termo homeostase foi criado para definir o processo auto-regulador pelo qual um organismo se mantém num adequado e constante ponto de equilíbrio.
É um mecanismo de proteção ou de compensação que o corpo físico dispõe para equilibrar as diversas funções e composições químicas internas,a saber: pressão arterial,temperatura corporal,pulsação cardíaca, taxa de açúcar no sangue e outras tantas.
Tomemos como exemplo a temperatura. Uma das funções da pele é ajudar a conter qualquer disposição do corpo de ficar demasiado quente ou frio.
O principal regulador da temperatura corporal acha-se localizado no cérebro(no hipotálamo). Ele possui termostatos para registrar a elevação e a queda da temperatura.
Ao menor sinal de excesso de calor, acelera-se a circulação do sangue na pele, e o calor dos órgãos internos se transporta para os pequenos vasos sangüíneos, abaixo da pele, ali se desfazendo.
O mesmo termostato estimula a atividade das glândulas sebáceas localizadas no fundo do tecido subcutâneo. O suor secretado pelas glândulas sudoríparas é destilado pelos poros através da transpiração, evaporando-se ao contato com o ar exterior, é isso proporciona um resfriamento eficaz.
Podemos traçar um paralelo entre o princípio da homeostase existente no organismo humano com o processo auto regulador atuante na estrutura da psique.
No inconsciente,o Self, arquétipo central que tem a função de unificar,reconciliar e reequilibrar todo o governo psíquico,mantém, de modo semelhante,uma sabedoria instintiva que pode corrigir desacertos e excessos de consciência,equilibrando-a e protegendo-a dos perigos da alienação.
Como psicólogo e psiquiatra,Jung foi quem melhor soube entender e respeitar a providencialidade do auxílio invisível que a tudo apóia e equilibra.
Jung colocou no centro de todo o processo psicoterápico o princípio do poder atuante e autônomo do inconsciente. Em virtude disso entendemos que a autêntica psicoterapia nada mais é do que saber escutar e acompanhar o outro,com ouvido empático,interpretando as manifestações e possibilidades oferecidas pelo poder criativo e atuante do próprio inconsciente.
Fazendo uma analogia da teoria do poder criativo e autônomo do inconsciente com os nossos conceitos, poderíamos interpretá-lo como a onipresença e a onipotência de Deus em nós.
Com muita propriedade disse Cristo Jesus: Em verdade vos digo: se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta montanha: transporta-te daqui para lá,e ela se transportará, e nada vos será impossível.
A fé de que se fala aqui é a entrega incondicional aos desígnios de Deus.Essa fé não se limita à esfera religiosa,não se identifica com estudos teológicos e eclesiásticos e não se deixa restringir a nenhuma igreja ou seita.Ninguém possui o monopólio dessa fé, uma vez que ninguém pode viver sem ela.
O auxílio invisível chega a todos nós com a mesma sutileza com que os raios do sol fazem aparecer o dia. Justos e injustos recebem invariavelmente o suprimento divino, e ele desce imperceptível sobre as criações e as criaturas como um orvalho fecundo e fundamental à nossa vida de espíritos imortais.(Do livro:Um modo de entender;de Francisco do Espírito Santo Neto, pelo espírito Hammed).

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