1. O servidor é um espírita disposto a combater as próprias imperfeições, praticando a caridade na assistência espiritual, exercitando o amor na prática do bem se doando em favor do semelhante.
2. Uma vez ao menos na semana deverá dispor de duas horas para o socorro dos necessitados, em nome de Jesus.
3. O servidor disciplinado exercitando seus conhecimentos e preparando-se para amanhã dirigir.
4. O servidor assíduo oferecerá uma boa assistência aos que procuram a casa. A constância mostra claramente a evolução de cada espírita, pois representa um caráter firme, fiel e de fé determinada.
5. O servidor disciplinado sabe o quanto é valioso manter o estudo da Doutrina, pois trabalhando e estudando intensamente estará buscando sua própria iluminação.
6. O servidor consciente confia na Equipe Espiritual da casa, pois sabe que ali foi destacado um Espírito que, sequioso de trabalho, nos aguarda em todas as oportunidades, para exercer a caridade, fazendo algo em nosso próprio benefício, pois ser instrumento fiel é plantar o futuro.
7. O servido fiel é aquele que vigia a alimentação, nunca se excedendo, que come para viver e não vive para comer, também vigia seus pensamentos, evita os vícios, bebida, cigarros etc., pois sabem que são prejudiciais, e impedem a execução benéfica de suas tarefas.
8. O servidor traz em si a alegria de servir, pois aprendeu que é melhor dar do que receber, ajudar do que se ajudado, compreender que se compreendido.