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Nos mecanismos do comportamento humano há um destaque especial para o prazer, que faz parte do processo da evolução. A busca do prazer, nunca é deÂmais insistir no assunto, constitui estímulo vigoroso para a luta. Face a isso, quando algo inesperado e desaÂgradável acontece, logo as pessoas afirmam que não têm nenhuma razão para viver, somente porque um insucesso, que talvez as amadureça mais, despertanÂdo-as para outras realidades, lhes aconteceu, tisnando-Âlhes a capacidade de discernimento para a eleição enÂtre o verdadeiro e o falso.
Normalmente se estabelece que vida feliz é aquela que apresenta as criaturas sorridentes, bem dispostas, com expressão donairosa, destacadas no grupo social, mas que, além da máscara afivelada na face, conduzem sofrimentos, inseguranças, incertezas sobre si mesmas e aqueles que as cercam.
A busca do prazer, em razão das necessidades mais imediatas e dos gozos mais fortes, tem sido dirigida para os divertimentos: os alcoólicos, o sexo, o tabaco, quando não as drogas aditivas e perturbadoras. Esses ingredientes levam a diversões variadas, extravaganÂtes, fortes, mas não ao verdadeiro prazer, que pode ser encontrado em uma boa leitura, em uma paisagem reÂpousante, em uma convivência relaxadora, em uma caminhada tranquila ou em um jogging, em um moÂmento de reflexão, de prece, numa ação de socorro fraternal, em uma recepção no lar proporcionada a alguém querido ou simplesmente a um convidado a quem se deseja distinguir… Há incontáveis formas de prazeres não necessariamente fortes, que se transformam em sensações que exaurem e exigem repouso para o refaÂzimento.
O prazer deve dilatar-se no sistema emocional, conÂtinuando a proporcionar bem-estar, mesmo depois do acontecimento que o desencadeia.
O divertimento tem duração efêmera: vale enquanÂto é fruído, logo desaparecendo, para dar lugar a noÂvas buscas.
Algo que parece uma conquista ideal tem o valor essencial do esforço pelo conseguir, deixando certo traÂvo de insatisfação após logrado.
Como consequência, há uma grande necessidade de parecer-se divertido, o que sinaliza como ser ditoso, triunfante no grupo social.
Os divertimentos, nem sempre prazeres legítimos, multiplicam-se atéàs extravagâncias e aberrações, vioÂlências e agressividades, para substituirem o fastio que os sucede, em razão de não poderem preencher as neÂcessidades de bem-estar, que são as realmente buscadas.
Roma imperial, que também se notabilizou pela busca de divertimentos contínuos, passou dos jogos gregos, que foram importados para as lutas de glaÂdiadores, nas quais o vencido era apenas humilhado na sua força, atéàs exigências de suas vidas, quando sucumbiam despedaçados, enquanto os diletantes sorriam, aplaudindo freneticamente os vitoriosos de um dia… Na sucessão das exorbitâncias, o divertiÂmento mais apetitoso passou a ser aquele que obriÂgava as vidas a serem estioladas das formas mais originais, para não dizer cruéis, que se possa imagiÂnar. A variedade dos jogos e dos divertimentos ulÂtrapassava a imaginação sempre fértil na criação de novos atrativos.
Foi uma das características da decadência do ImÂpério, porque as pessoas perderam o senso do prazer, passando para o divertimento da crueldade.
Através dos tempos foram modificados esses proÂcessos, não erradicados os divertimentos alucinados.
Mesmo hoje, na época das conquistas valiosas do pensamento e do sentimento, dos direitos humaÂnos, da preservação ecológica, os divertimentos prosÂseguem tão bárbaros, senão mais apetecíveis na mídia, por exemplo, que se utiliza das paixões priÂmevas do ser, para estimulá-lo mais aos divertimenÂtos do sexo explícito, da brutalidade sem limites, da vulgaridade insensata, da nudez agressiva e vil, do mercado das sensações, enquanto o píblico, sempre ávido quão insatisfeito, exige espetáculos mais burÂlescos e brutais, na vida real, através das lutas de boxe, entre animais, da tauromaquia, e, quando cansado desse pequeno circo de loucura, das guerÂras hediondas que arrasam cidades, países e destroem vidas incontáveis, mutilando outras tantas que ficam física, psicológica e mentalmente esfaceladas.
Quanto mais divertimentos, mais fugas psicológiÂcas, menos prazeres reais. Onde proliferam, também surgem a crueldade, a indiferença pelo sofrimento alheio, a ausência da solidariedade, porque o egoísmo deseja retirar o máximo proveito da situação, do lugar, da oportunidade de fruir e iludir-se, como se fosse posÂsível ignorar os desafios e os conflitos, somente porque se busca anestesiá-los.
As pessoas divertidas parecem felizes, mas não o são. Provocam risos, porque conseguem mascarar os próprios sentimentos, em um faz-de-conta sem limite. Demonstram seriedade, mesmo nos seus divertimenÂtos, o que provoca alegria, bulha e encantamento de outros aflitos-sorridentes, mas, passado o momento, volvemà melancolia, ao vazio em que se atormentam. A descontração muscular e emocional é forjada, não espontânea, nem rítmica, proporcionadora do prazer que harmoniza interiormente.
É natural que surjam, agora ou depois, vários, terÂríveis processos conflitivos na área da personalidade e no âmago da individualidade. Tais conflitos não serão resolvidos com gargalhadas ou com dissimulações, mas somente através de terapia conveniente e grande esÂforço do paciente, que se deve autodescobrir e enconÂtrar as razões perturbadoras do estado emocional em que se encontra. O jogo escapista de um para outro diÂvertimento somente complica o quadro, por adiar a sua solução.
Normalmente se estabelece que vida feliz é aquela que apresenta as criaturas sorridentes, bem dispostas, com expressão donairosa, destacadas no grupo social, mas que, além da máscara afivelada na face, conduzem sofrimentos, inseguranças, incertezas sobre si mesmas e aqueles que as cercam.
A busca do prazer, em razão das necessidades mais imediatas e dos gozos mais fortes, tem sido dirigida para os divertimentos: os alcoólicos, o sexo, o tabaco, quando não as drogas aditivas e perturbadoras. Esses ingredientes levam a diversões variadas, extravaganÂtes, fortes, mas não ao verdadeiro prazer, que pode ser encontrado em uma boa leitura, em uma paisagem reÂpousante, em uma convivência relaxadora, em uma caminhada tranquila ou em um jogging, em um moÂmento de reflexão, de prece, numa ação de socorro fraternal, em uma recepção no lar proporcionada a alguém querido ou simplesmente a um convidado a quem se deseja distinguir… Há incontáveis formas de prazeres não necessariamente fortes, que se transformam em sensações que exaurem e exigem repouso para o refaÂzimento.
O prazer deve dilatar-se no sistema emocional, conÂtinuando a proporcionar bem-estar, mesmo depois do acontecimento que o desencadeia.
O divertimento tem duração efêmera: vale enquanÂto é fruído, logo desaparecendo, para dar lugar a noÂvas buscas.
Algo que parece uma conquista ideal tem o valor essencial do esforço pelo conseguir, deixando certo traÂvo de insatisfação após logrado.
Como consequência, há uma grande necessidade de parecer-se divertido, o que sinaliza como ser ditoso, triunfante no grupo social.
Os divertimentos, nem sempre prazeres legítimos, multiplicam-se atéàs extravagâncias e aberrações, vioÂlências e agressividades, para substituirem o fastio que os sucede, em razão de não poderem preencher as neÂcessidades de bem-estar, que são as realmente buscadas.
Roma imperial, que também se notabilizou pela busca de divertimentos contínuos, passou dos jogos gregos, que foram importados para as lutas de glaÂdiadores, nas quais o vencido era apenas humilhado na sua força, atéàs exigências de suas vidas, quando sucumbiam despedaçados, enquanto os diletantes sorriam, aplaudindo freneticamente os vitoriosos de um dia… Na sucessão das exorbitâncias, o divertiÂmento mais apetitoso passou a ser aquele que obriÂgava as vidas a serem estioladas das formas mais originais, para não dizer cruéis, que se possa imagiÂnar. A variedade dos jogos e dos divertimentos ulÂtrapassava a imaginação sempre fértil na criação de novos atrativos.
Foi uma das características da decadência do ImÂpério, porque as pessoas perderam o senso do prazer, passando para o divertimento da crueldade.
Através dos tempos foram modificados esses proÂcessos, não erradicados os divertimentos alucinados.
Mesmo hoje, na época das conquistas valiosas do pensamento e do sentimento, dos direitos humaÂnos, da preservação ecológica, os divertimentos prosÂseguem tão bárbaros, senão mais apetecíveis na mídia, por exemplo, que se utiliza das paixões priÂmevas do ser, para estimulá-lo mais aos divertimenÂtos do sexo explícito, da brutalidade sem limites, da vulgaridade insensata, da nudez agressiva e vil, do mercado das sensações, enquanto o píblico, sempre ávido quão insatisfeito, exige espetáculos mais burÂlescos e brutais, na vida real, através das lutas de boxe, entre animais, da tauromaquia, e, quando cansado desse pequeno circo de loucura, das guerÂras hediondas que arrasam cidades, países e destroem vidas incontáveis, mutilando outras tantas que ficam física, psicológica e mentalmente esfaceladas.
Quanto mais divertimentos, mais fugas psicológiÂcas, menos prazeres reais. Onde proliferam, também surgem a crueldade, a indiferença pelo sofrimento alheio, a ausência da solidariedade, porque o egoísmo deseja retirar o máximo proveito da situação, do lugar, da oportunidade de fruir e iludir-se, como se fosse posÂsível ignorar os desafios e os conflitos, somente porque se busca anestesiá-los.
As pessoas divertidas parecem felizes, mas não o são. Provocam risos, porque conseguem mascarar os próprios sentimentos, em um faz-de-conta sem limite. Demonstram seriedade, mesmo nos seus divertimenÂtos, o que provoca alegria, bulha e encantamento de outros aflitos-sorridentes, mas, passado o momento, volvemà melancolia, ao vazio em que se atormentam. A descontração muscular e emocional é forjada, não espontânea, nem rítmica, proporcionadora do prazer que harmoniza interiormente.
É natural que surjam, agora ou depois, vários, terÂríveis processos conflitivos na área da personalidade e no âmago da individualidade. Tais conflitos não serão resolvidos com gargalhadas ou com dissimulações, mas somente através de terapia conveniente e grande esÂforço do paciente, que se deve autodescobrir e enconÂtrar as razões perturbadoras do estado emocional em que se encontra. O jogo escapista de um para outro diÂvertimento somente complica o quadro, por adiar a sua solução.
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Joana de Ângelis – Psicografado por Divaldo franco