INCERTEZAS E BUSCA PSICOLÓGICA – Livro – Amor Imbativel Amor 1.33/5 (3)

Download PDF

O processo da evolução ântropo-sócio-psicoló­gica do ser é muito lento, porqüanto, passo a pas­so, o mecanismo do pensamento se vai desenvol­vendo, abrindo perspectivas sempre mais amplas, na medida que conquista conhecimento e discerni­mento.
Ampliam-se-lhe com vagar os horizontes do en­tendimento, que lhe faculta melhor situar-se na reali­dade do ser inteligente com possibilidades de alcançar patamares sempre mais elevados.
Os transtornos e distúrbios que o assinalam podem ser considerados como desarmonias e quedas do senso psicológico, que aguarda os recursos hábeis para a sua renovação.
A predominância dos instintos básicos, que lhe foram indispensáveis para a sobrevivência nas faixas primárias do crescimento, permanecem no mecanismo fisiológico de que se utiliza, ao tempo em que rema
nescem no inconsciente profundo, ressuscitando a cada momento com vigor e induzindo à permanência no pri­marismo.
Reações automáticas, ambições desnecessárias, re­ceios injustificáveis projetam-no para comportamentos defensivos-agressivos e condutas extravagantes condi­zentes com os estágios dos quais se deve liberar.
Essa queda psicológica natural permanece até o momento em que se resolve por alçar-se à razão e so­brepor-se aos caprichos perturbadores, que somente são superados mediante o controle da vontade e estímulos corretos para o bem-estar sem conflitos, bem como a conquista da saúde emocional, que é responsável por outros requisitos indispensáveis para a aquisição da­quela de natureza integral.
Não se pode fugir das próprias heranças interio­res, que se apresentam como impulsos, necessidades e motivações para o correto sentido existencial. Por essa razão, a predominância das paixões dissolventes sus­tenta o fenômeno de estacionamento, quando luz a oportunidade de ascensão, de rearmonização interior para o salto valioso de superação do ego e conquista total do Self.
Quando isso ocorre, a percepção de valores meta­físicos e parapsicológicos, mediúnicos e espirituais abar­ca o campo emocional e agiganta-se a capacidade de entendimento da existência corporal, proporcionando a vigência do ser ideal, que se libertou das torpezas morais e dos tormentos emocionais daquelas deriva­dos.
Esse procedimento se torna valioso compromisso que o indivíduo lúcido assume em favor dele mesmo e, por conseqüência, da sociedade na qual se encontra.
As suas conquistas e os seus prejuízos tornam-se fator precioso para o comportamento geral, porqüanto esse todo, que é o grupo social, cresce e amadurece de acordo com os membros que o constituem.
Ninguém se pode dissociar do conjunto social sem o agravante de perder-se na alienação.
A medida de um ser saudável é identificada atra­vés da sua conduta pessoal em relação a si mesmo e àqueles com quem convive. Revela-se através da ma­neira como se conduz, irradiando jovialidade sem alar­de, alegria e comunicação fácil.
Enquanto não logra o cometimento, o trabalho in­cessante no campo emocional constitui-lhe o desafio a vencer.
Ascender, no entanto, psicologicamente, mediante o amadurecimento interior e o controle dos sentimen­tos, torna-se-lhe de impostergável necessidade.

568 total views, 1 views today