ROTEIRO SUBLIME
… quem ama a Deus, ame também seu irmão… (João 4.21)
Aquele que busca a evolução sincera e anseia em modificar-se para a purificação, deve primeiramente destituir-se dos sentimentos materialistas que tanto insiste em carregá-los pelo campo da existência.
Aquele que deseja tornar-se digno de proclamar servidor fiel na seara do Cristo, deve primeiramente extrair os entraves da existência e prontificar-se a atender as rogativas singelas do mestre.
Deveis desvincular-se das aspirações imediatistas e arraigadas aos anseios exclusivamente terrenos, onde se coloca o intento do ter material acima do ser espiritual.
Deveis caminhar despidos das vestimentas opulentas do orgulho, extrair as maculas do egoísmo e desarmar-se da armadura da vaidade, colocando-se na condição de verdadeiro seguidor do Cristo.
Deveis retirar-se do embate infrutífero, calar-se frenteàs conversações desnecessárias e perdoar mesmo quando agredido de forma contundente pelos perseguidores da renovação.
Deveis perseverar pela transformação sincera, compartilhar a esperança redentora e perpetuar a união fraterna.
Deveis consolidar os ensinos do Cristo pela exemplificação constante, mais que falar, deveis agir e semear o gérmen da fraternidade em todos os corações pelo repasto da existência.
Deveis consolar os aflitos, socorrer os necessitados e amparar os desgarrados, não julgar e sempre auxiliar e instruir, pois recebestes a oportunidade singela da serventia ao próximo.
Deveis olvidar as ofensas, mitigar o sofrimento dos que vos perseguem e alentar os corações em devaneio e desesperação.
Deveis coibir as injurias, evitar as iniquidades e orientar para o caminho assertivo a seguir, sempre guiado pelos ensinos do Cristo rumo a sublimação espiritual.
Deveis tornar-se fonte infindável de amor e luz perene de alegria, norteando os passos e dessedentando a todos através do evangelho de Jesus.
(Antonio Carlos Gonzaga)