O Que é ser bem sucedido?
Creditamos ao homem essa admirável capacidade de pensar,contestar,envolver-se e desenvolver-se numa função essencial em prol de uma vida melhor ainda que não estejamos isentos de opressões e grilhões que nós mesmos construímos.
Carregando as nossas máscaras que, inicialmente nos dão um aparente conforto e proteção,nem sempre aceitamos a nossa realidade. Apesar de sermos adultos, continuamos impondo conceitos, ideias,pontos de vista, onde muita vez mergulhamos numa vida essencialmente materialista,segundo uma expectativa fantasiosa de perfeição,elaboradas por uma sociedade que idealiza a ditadura do consumismo distorcendo as reais necessidades do ser humano.
Desde a infância, ouvimos dos nossos pais uma visão personalista que precisamos confrontar fracassos,ter uma boa profissão,ter posturas corporais,assuntos permitidos,roupas adequadas para cada sexo,jeito de falar e andar como formas idealizadas consoante expectativas e modelos que devemos seguir para sermos bem sucedidos. Contudo,os pais priorizam a personalidade dos filhos e esquecem a individualidade desrespeitando-a como consciência em desenvolvimento. Quando desprezamos o ato mais educativo,compassivo,pedagógico e de melhor adequaçãoà formação psicoespiritual do ser humano, estamos impedindo os filhos de aprender e crescer, de enfrentar as suas inseguranças, as suas fobias,seus medos,respeito incondicional pelos outros,condições de defender suas próprias opiniões e sentimentos.
Personalidade é a roupa que o Espírito veste temporariamente. Roupas passageiras revestindo corpos passageiros. No âmago reside a alma imortal, a essência divina que habita em todos nós eternos aprendizes atravessando nas escamas educativas da carne, ora homem, ora mulher,conduzidos ao necessário adiantamento espiritual e autoconhecimento.
Ao longo do tempo a semente imanente que existe em nós se transmuta,desenvolvendo potencialidades inatas,e,futuramente,nos transforma num ser em plenitude. Não desconhecemos que em certas encarnações nos distanciamos do progresso intelecto-espiritual,não desconhecemos que ficamos algemados ao nosso estado natural; nosso ponto de partida, mas não podemos assim proceder indefinidamente, pois o homem não pode ficar perpetuamente, na ignorância, porque deve atingir o fim marcado pela Providência: ele se esclarece pela força das coisas.
A maior conquista do ser consciente é conceber que há uma Soberania Universal que tudo controla e dirige harmonicamente; por isso ele não teme entregar as rédeas existenciais nas Mãos Celestes. Cuidadosamente a ciência espiritual programou um plano divino solidário as nossas vivências anteriores.
Matriculados na formidável escola do livre arbítrio, a Divindade não deseja que pelo mau uso da liberdade criemos a fatalidade, onde nos situamosà condição de vitimas,estigma inadequado que deveremos superar. É necessário que acreditemos que não temos um domínio e controle ilimitados e, e que ilusoriamente somos criaturas poderosas,ou que tudo que cremos que seja possível acontecer,acontece.
O que sentimos, pensamos e fazemos é nossa semeadura,compreendendo que a noção de Causalidade Absoluta (vontade de Deus) e consciência do homem não nos deve levar a uma vida de irresponsabilidade,justificando desajustes, discórdias,separações. Os fundamentos desenvolvidos na auto-responsabilidade leva-nos a responder pelas próprias ações em contato com a própria realidade no sentido de assumir os fatos reais da vida,reconhecendo e avaliando os fatores sociais, religiosos,éticos e culturais.
Reportando-seà necessidade de renovação, de mudança,disse Paulo de Tarso aos discípulos de Éfeso que era precisorenovar-vos pela transformação espiritual da vossa mente,e revestir-vos do Homem Novo.
Se não buscares a renovação em tua existência,inflexível, estacionarás sem a oportunidade de adaptar-se, atualizar-se suavemente no tempo,sofrendo as intempéries de uma jornada inacabada.Quem paralisou a própria caminhada semeará dificuldades no seu crescimento espiritual.
Lembremos que o gérmen do anjo em formação está em nós, criaturas caminhantes a caminho do verdadeiro despertamento.A consciência Divina apenas espera o nosso acordar, ou seja,que saiamos do sono da inconsciência de nós mesmos.