Data: 07, 08 e 09 de Novembro
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A pedagogia espírita “ um projeto de inclusão integral
Ensinar tudo a todos
Nosso primeiro desejo é que todos os homens sejam educados plenamente em sua plena humanidade, não apenas um indivíduo, não alguns poucos, nem mesmo muitos, mas todos os homens, reunidos e individualmente, jovens e velhos, ricos e pobres, de nascimento elevado e humilde ” numa palavra, qualquer um cujo destino é ter nascido ser humano: de forma que afinal toda a espécie humana seja educada, homens de todas as idades, todas as condições, de ambos os sexos e de todas as nações.
Nosso segundo desejo é que todo homem seja educado integralmente, formado corretamente, não num objeto particular ou em alguns objetos ou mesmo em muitos, mas em tudo o que aperfeiçoa a espécie humana; para que ele seja capaz de saber a verdade e não seja iludido pelo que é falso; para amar o bem e não ser seduzido pelo mal; para fazer o que deve ser feito e não permitir o que deve ser evitado; para falar sabiamente sobre tudo, com qualquer um, quando necessário e não ser estípido em nenhum assunto e finalmente para lidar com as coisas, com os homens e com Deus, em todos os sentidos, racionalmente e não precipitadamente e assim nunca se afastando da meta da felicidade.
E educado em todos os aspectos: não para pompa e exibição, mas para a verdade; quer dizer, para tornar os homens o mais possível a imagem de Deus, na qual foram criados: verdadeiramente racionais e sábios, verdadeiramente ativos e espirituais, verdadeiramente morais e honrados, verdadeiramente pios e santos e assim verdadeiramente felizes e abençoados tanto aqui, quanto na eternidade.
Em suma, para iluminar todos os homens com a verdadeira sabedoria, para ordenarem suas vidas com verdadeiros governos e para uni-los a Deus com verdadeira religião, de modo que ninguém se equivoque em sua missão neste mundo.
Jan Amos Comenius
(1592-1670)
A inclusão que a Pedagogia Espírita propõe, ressignificando o termo, não se refere apenas a um ou outro segmento de educandos “ mas abrange a religação das diversas áreas de conhecimento e a intenção de educar todas as pessoas humanas.
É uma proposta ativa de integração de saberes, integração de gerações, integração de segmentos sociais, integração de culturas e etnias, integração de religiosidades.
Nesta meta, é preciso assumir a militância do combateàs exclusões praticadas na sociedade global, desde a prática escolar até a ordem econômica mundial “ a exclusão do aluno considerado problema, pela expulsão sumária; a exclusão do diferente, pelo preconceito; a exclusão do adepto de outra religião, pelo fanatismo; a exclusão dos marginalizados sociais; a exclusão de povos e continentes inteiros da partilha dos bens da terra!
É preciso também assumir a militância pela inclusão dos conhecimentos, idéias, linhas de investigação e propostas sociais que são silenciadas pela sua exclusão da escola, da universidade, da mídia: a exclusão do espírito e do cultivo da espiritualidade, a exclusão dos sonhos de liberdade e das utopias de um novo mundo ¦