Sobre Egoismo
Caminhos! Qual deles seguir? Resposta bem difícil!
Sempre optamos por uma estrada que nos facilite a vida!
Por que nos sacrificar se podemos trilhar por uma caminhada que nos dê mais prazeres?
É essa a tendência de nós todos, seres humanos. Procurarmos facilidades e eventos que nos alegrem, que nos tragam satisfações as mais diversas possíveis. Nunca queremos sair da nossa zona de conforto e quando temos que fazê-lo por alguma necessidade premente, sofremos e muitas vezes até nos desesperamos. Entramos num estado de insatisfação tamanho que, se essa tiver média ou longa duração, adoecemos.
Na busca pelo prazer material o homem é capaz de atos impensáveis chegando ao ponto de ceifar até a vida de seus irmãos. A mente fica insana e produz planos mirabolantes para conseguir seus intentos. Não conhece a palavra respeito, amor, tolerância, nada disso represa as atitudes egoístas de alguns homens em busca da satisfação pessoal.
Corroborando com esse desatino da humanidade, a tecnologia no seu desenvolvimento desenfreado, tem colocado ao alcance desses homens recursos sofisticados e bastante eficazes que facilitam seus atos cruéis e desumanos.
Não estou desvalorizando ou mesmo menosprezando a importância da Ciência no desenvolvimento da humanidade, pois é fruto da inteligência que dota o homem da capacidade de criar e reinventar coisas as mais diversas. O que estou questionando é o desenvolvimento do senso moral dos homens, ou melhor dizendo, a ausência desse atributo.
Quando os cientistas descobrem ou inventam suas tecnologias, via de regra o fazem para o bem, mas a desvirtualização dessa criação é que leva o homem a utilizar para o mal aquilo que foi pensado e concretizado visando o bem e o crescimento da humanidade e, consequentemente, do planeta Terra.
Não podemos negar, no entanto, que alguns cientistas ao criarem seus artefatos podem direcioná-los para a prática de ações maléficas, mas o que faz com que esse intento se concretize é a pouca elevação moral e espiritual de certos homens.
Como vemos, o que está contribuindo para a desorganização do planeta é a ausência ou escassez de disposição humana para a prática do bem o que a leva ao exagero desenfreado na realização de ações que não condizem com suas características de seres humanos, pertencente, portanto,à espécie considerada com maior grau de evolução no orbe terrestre.
O egoísmo, como prática negativa que é, ainda predomina nas mentes e atitudes humanas, e só com a sua extinção, é possível a tão sonhada reforma do plano terreno.
Eunice Gondim