Albino Portela Fagundes (espírito) Contribuição de Pedro
Minhas irmãs e meus irmãos, que a paz de Jesus encontre sempre em nossos corações o abrigo ideal.
De forma breve destaco o profundo papel negativo da tristeza em nossas vidas. A tristeza que gera a depressão e se confunde com ela. A tristeza que nasce da ausência de objetivos maiores, notadamente em um mundo tão acelerado, de tantas cobranças, onde pouco tempo temos para a analise interior, para sabermos realmente das nossas necessidades emocionais, intelectuais e afetivas.
Nessa busca desenfreada por ocupar lugares, disputar vagas e ser melhor que outros nos esquecemos da real motivação existencial. Afastamo-nos, muitas vezes, da família em função dessas correrias pois cada um tem objetivos diversos, além de existir a necessidade do trabalho de todos para a sustentação do lar. Nos raros momentos em que deveria ocorrer a união fraterna das mentes – a troca, a verdadeira permuta emocional – já não há mais horários e outros compromissos nos solicitam a atenção. Isolados, vamos desenvolvendo a tristeza, aquela melancolia que parece nos afastar das alegrias da vida. Quando falamos dela, não falamos daquela alegria tresloucada, sem limites, falsa, que muitos indivíduos, na ânsia de passar para a sociedade que gozam de um status diferenciado, acabam manifestando de uma forma completamente deslocada de padrões comportamentais naturais, e muitas vezes alimentada pelas substâncias alcoólicas e vícios diversos.
Devemos ser alegres pelos objetivos normais da vida, buscando-os com equilíbrio e aprendendo a valorizar as pequenas ações, os pequenos gestos, a proximidade afetiva.
Temos em Jesus o maior de todos os exemplos .
Ninguém o ouviu gargalhar, mas a sua presença alegre era constante.
A história destaca naturalmente os seus momentos de seriedade e suas profundas reflexões, já que ele era o filho de Deus dileto, mas ao estar com os apóstolos e com as multidões demonstrava a necessidade da alegria, que foi efetivamente o que fixou os seus ensinamentos.
Valorizemos mais a vida, diminuindo nossas ansiedades e tristezas. Valorizemos o amor, a companhia, a amizade, e sejamos felizes, porque tudo isso, meus amigos, está ao nosso alcance.
Que Jesus nos oriente sempre nos alcançando a Sua luz e a Sua paz de forma permanente.
Fraternalmente, o amigo de todas as horas.
PORTELA (Albino Portela Fagundes – espírito).
(Mensagem psicofônica recebida em 28/Junho/2016, na Legião Espírita de Porto Alegre.
Médium: Alberto Sampaio. Gravação/Degravação: José Airton Unamuzaga).