Contribuição de ROBERTO LUIZ C B C DOS SANTOS
NÃO IGNORE O DEPRESSIVO
Se tiveres deprimido na família e o ama, pesquise tudo sobre a doença e o comportamento da pessoa com esta enfermidade que acomete milhões de pessoas no mundo, de forma a entender suas recusas e reações de comportamento frente aos desconfortos e medos que não sabem explicar e, justificar os porquês de estar assim.
O conhecimento permite-nos compreender e aceitar que não se deve jamais, impor ao depressivo, situações que para ele, são conflitantes e doloridas.
Retrucar e mostrar-se que não gostou de suas atitudes em recusas, piorará o quadro da doença, pois reagirá com o sentimento de culpa por estar assim, sem querer, fazendo os outros infelizes.
É a incompreensão e ignorância sobre a doença que propicia alterações e reações deles, em cometer suicídio para “aliviar-lhe a dor invisível”.
O mal é o de considerarmos aparentemente normal quando na verdade, a alma deste ente querido requer atenção, compreensão e amor de todos.
Quando ignoramos esta dor, o universo nos retornará com condições propícias para nos sentirmos na mesma situação de dores; e, assim, aprendermos a solidarizar com as dores dos outros.
Paz e luz
Roberto Luiz Santos. 30-06-2016