Livro O que é o Espiritismo – Prólogo – Allan Kardec 2.5/5 (2)

Our Score
Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]
Download PDF

As pessoas que têm do Espiritismo apenas um conhecimento superficial, são naturalmente levadas a fazer determinadas perguntas cuja resposta, sem dúvida, obteriam por um estudo completo da questão.
Falta-lhes, porém, o tempo e quase sempre, também, a vontade necessária para se entregarem a observações perseverantes.
Desejariam, antes de iniciar a empresa, pelo menos saber com o que estarão tratando, e se tal coisa merece o trabalho de se ocuparem dela.
Por essa razão pareceu-nos útil apresentar, num rápido esboço, a resposta a algumas das questões fundamentais que nos são dirigidas diariamente.
Isso constituirá para o leitor uma iniciação preliminar, e para nós tempo ganho, visto ficarmos dispensados de repetir constantemente a mesma coisa.

O primeiro capítulo contém, sob a forma de diálogos, resposta às objeções mais comuns da parte dos que ignoram os princípios fundamentais da doutrina, bem como a refutação dos principais argumentos de seus contraditores.
Esta forma pareceu-nos mais conveniente, por não se revestir da aridez própria ao estilo dogmático.

O segundo capítulo foi destinado à exposição sumária das partes da ciência prática e experimental, sobre a qual, à falta de uma perfeita instrução, o observador estreante deve convergir a atenção, se quiser julgar com conhecimento de causa.
Constitui, de certa maneira, um resumo do Livro dos Médiuns.
As objeções nascem, as mais das vezes, das falsas ideias feitas a priori sobre aquilo que se não conhece.
Corrigir essas ideias é fazer frente às objeções.
Tal é a finalidade deste apanhado.

O terceiro capítulo pode ser considerado um resumo do Livro dos Espíritos.
Contém a solução, pela Doutrina Espírita, de um certo número de problemas de maior interesse, problemas esses de ordem psicológica, moral e filosófica, diariamente discutidos e dos quais, até hoje, nenhuma filosofia apresentou soluções satisfatórias.
Que se tente resolvê-los com o auxílio de toda e qualquer teoria, à exceção da chave oferecida pelo Espiritismo, e ver-se-á quais são as respostas mais lógicas, e as que mais inteiramente satisfazem à razão.

Este resumo não é apenas útil aos estreantes, que poderão, aqui, em tempo restrito e a pequeno custo, colher as noções essenciais da questão, mas também aos adeptos, aos quais fornecerá o recurso da pronta resposta às objeções que não deixarão de lhes ser apresentados e, principalmente, porque encontrarão, reunidos num esboço sintético, e num golpe de vista, os princípios que jamais deverão deixar de ter presentes à memória.

Para responder antecipadamente e em resumo à questão formulada no título, diremos que:

O ESPIRITISMO É, AO MESMO TEMPO, CIÊNCIA EXPERIMENTAL E DOUTRINA FILOSÓFICA.

COMO CIÊNCIA PRÁTICA, TEM A SUA ESSÊNCIA NAS RELAÇÕES QUE SE PODEM ESTABELECER COM OS ESPÍRITOS.

COMO FILOSOFIA, COMPREENDE TODAS AS CONSEQUÊNCIAS MORAIS DECORRENTES DESSAS RELAÇÕES.

Pode ser definido assim:

O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.

Loading