Contribuição de Pedro Fagundes Azevedo
10º Congresso da Associação Médico-Espírita do Brasil
Texto de Pedro Fagundes Azevedo, jornalista e psicólogo transpessoal (CRP 07/04786)
Nos últimos quatro séculos, devido principalmente à forte intolerância religiosa, tem se aprofundado o fosso entre ciência e religião, optando a maioria das comunidades científicas pelo paradigma materialista. No contexto da Medicina não tem sido diferente, sobretudo no século passado, fortemente impregnado pela visão reducionista que tem limitado a prática médica ao campo estreito do corpo físico. Algo de novo, porém, começou a acontecer a partir da última década, com a introdução do fator Espiritualidade nos estudos, pesquisas, e na própria práxis médica. Neste movimento, o conceito de Espiritualidade tem a conexão que lhe foi dada por William James, ou seja, com o mais nobre de todos os sentimentos, o que une a criatura ao Criador. Integram essa nova relação os médicos e profissionais da saúde das mais diversas confissões religiosas, assim como aqueles que apenas creem no Ser Supremo, sem os liames da religião formal.
Desde sua fundação em 1995, na capital paulista, a Associação Médico-Espírita do Brasil vem promovendo congressos em várias regiões do país, nos quais são abordadas ideias, estudos e pesquisas, que conduzam a alma imortal para a prática diária da Medicina nos hospitais ou nos consultórios e ambulatórios. E agora, para a realização do 1Oº Congresso Médico-Espirita do Brasil, a cidade eleita foi Goiânia, localizada no coração do país, no coração do coração do mundo e da pátria do Evangelho, nas palavras da médica Marlene Nobre, presidente da AME Brasil. Será no feriado de Corpus Christi, entre os dias 03 e 06 de junho do próximo ano, sob a sigla X Mednesp, com a auspiciosa parceria da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), que gentilmente cedeu seu novíssimo centro de convenções ao evento.
Convicta da importância desse congresso, diante dos sintomas de transição planetária que se acentuam nos dias atuais, a Comissão Organizadora já se empenha com entusiasmo e idealismo na sua realização, colocando na Internet amplas informações sobre o mesmo no site www.mednesp2015.com.br. E convida médicos, psicólogos, enfermeiros, profissionais da saúde, público em geral, enfim, todos que tenham interesse pela Medicina da Alma, para que marquem um encontro em Goiânia, em 2015, onde juntos participarão dessa experiência ímpar de discutir Ciência, saúde e espiritualidade: desafios e transformações no século XXI
Os temas da programação preliminar são os seguintes:
Psiquiatria e espiritualidade
Experiência de quase morte
Evangelho, espiritualidade e saúde
Sexualidade e saúde
Física quântica e espiritualidade
Neuroimunologia da mediunidade
Biologia molecular e espiritualidade
Bioética sob a ótica espiritual
Reencarnação como lei biológica
Espiritualidade nas práticas de saúde ambulatoriais e hospitalares
Espiritualidade nas doenças crônicas
Aspectos espirituais na terminalidade da vida
Apresentação de trabalhos científicos e acadêmicos em espiritualidade e saúde