CORAGEM PARA VIVER EM PAZ

Our Score
Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]
Download PDF

CORAGEM PARA VIVER EM PAZ!

Amado Irmão,

Ouso, mais uma vez, transcrever minha forma de pensar e de encarar situações semelhantesàs tuas, em que exercitei a coragem, resignação e principalmente o perdão; onde pude encorajar-me e aprender um pouquinho  a forma saudável de viver em comunhão com os irmãos consanguíneos ou não, DEUS, e este maravilhoso plano de vida “ que é a terra.

Acredite, não é fácil absorver a compreensão de todos os fatos negativos, sofrimentos e situações que permeiam nossa existência terrena; bem como, de aceitá-los como situações relevantes e imprescindíveis para o nosso progresso moral e espiritual, independente da religião que adotas para praticar os ensinamentos de Cristo.

Apesar de estarmos em constante ascensão moral e espiritual conforme as experiências diárias e prática habitual em defesa dos interesses e ideologias sectárias dos diferentes dogmas religiosos existentes, ainda não nos demos conta de compreender e praticar efetivamente a essência maior dos motivos que Deus enviou seu filho, JESUS CRISTO, para fazer-nos praticar as quatro letrinhas do alfabeto que juntas lê-se: AMOR.

Não é difícil explicar o porquê de tantas incoerências subjetivas aos nossos insensatos comportamentos em defesa da religião que praticamos. Resume-se na minha ótica nas discrepâncias dos desvios morais, éticos e religiosos que praticamos; e principalmente, na hipocrisia que todos falamos ao dizer que: Deus é o pai, o Criador do universo, o Justo, que a paz está no reino dos céus…Etc. No entanto, todos tememos a chamada do Pai para a vida eterna. Ninguém diz que está preparado para transpor o além tímulo. Por mais que procuramos acreditar que a morada Dele seja melhor que a terra, ninguém quer morrer . Veja nossa insensatez! Temos medo e apego principalmente aos valores materiais que nada contabilizam positivamente para o ingresso no próximo estágio de vida . Digo estágio, porque o espírito é imortal e não ficará estático vagando a ermo no ilimitado espaço Universal. Estará sempre trilhando outros estágios  até atingirmos a perfeição.

Na morte carnal de um ente querido, ao invés de ficarmos felizes  por ele ter ido ao encontro de Deus, ficamos tristes e revoltados lastimando que aquela pessoa era tão boa e não merecia tal infortínio. Ora, então Deus é ruim! Como somos ingratos, e hipócritas, não é mesmo! Ele mereceu sim alçar a glória do Pai, pois cumpriu o script  de sua missão aqui na terra. Não seja egoísta! Orgulhe-se de ter convivido com aquele que partiu. Nós, que ficamos, é que devemos tudo fazer para ser merecedores de um próximo reencontro. Deixe-o na paz do Senhor.

É neste entendimento que procuro fazer com que o irmão procure ser mais sensível ao nosso Pai aceitando suas determinações. Seremos, imagino eu acreditando na coerência e justiça de Deus, levados para viver numa Comunidade Cósmica (das diversas existentes), onde existam irmãos com as mesmas afinidades que as nossas, ou seja, em conformidade com as ações praticadas aqui neste plano terreno. Não dá para acreditar que vítima e criminoso irão para o mesmo lugar, não é mesmo?

Nesta linha de raciocínio é que estou aprendendo a acreditar, confiar e aceitar os desígnios de JESUS. Acho que estou preparado e confiante para o momento do meu desencarne, consciente de que me esforcei para ser um bom: filho, esposo, pai, irmão, chefe, funcionário e amigo de todos, até mesmo daqueles que se interpuseram como barreiras  em meu caminho. Perdoei a todos.

Prepare-se você também.

Assim no meu cotidiano, policio-me nas atitudes, palavras e pensamentos no propósito de aproveitar a oportunidade que DEUS me deu de ser privilegiado no contexto social, cultural, financeiro e familiar, apesar da falta de AMOR de uns com os outros ser normal conforme o grau de entendimento e evolução de cada um. Sou grato pelos inímeros talentos adquiridos e os inatos que afloraram em momento oportuno de aprendizado em minha vida, para que eu pudesse sentir a presença do Pai celestial e compreender as verdadeiras razões de viver.

Às vezes pessoas de diversas religiões me questionam sobre a minha opinião em relaçãoà existência de outras vidas .

Tentarei exemplificar-te a existência de outras vidas e de Deus sem proselitismos de qualquer doutrina religiosa da seguinte forma:

Um dia disse JESUS aos seus discípulos: Será mais fácil entrar um camelo no fundo de uma agulha que um rico no reino do Pai .

A riqueza a qual se referiu não é apenas as dos dotes materiais. Mas, complementarmente do moral e espiritual. Diante do exposto, suponho que podemos traduzir que as provações dos privilegiados dessa riqueza  serão mais difíceis que as dos desditosos. Portanto, felizes aqueles que souberem usar de seus privilégios  concedidos por Deus, para beneficiar os que não tiveram as benesses nesta existência. No entanto, na prática, a grande maioria dos irmãos detentores dessa riqueza age normalmente com indiferença e desprezo em relação aos seus semelhantes…E o pior é que acham que pelo fato de ser rico, poderoso, sadio, culto etc…São melhores que os pobres , deficientes, incultos e miseráveis deste mundo, etc… Tamanha ignorância, não é verdade? Esquecem que DEUS detém o PODER ÚNICO e hegemônico de todo o Universo. Mas, mesmo assim, frequentam e cultuam os templos para evidenciar para a sociedade e suas convenções de que são pessoas cristãs, humildes, caridosas e que têm muita fé em Deus.

Puxa, como é difícil aceitar tanta hipocrisia! Mas, deixemos pra lá, cada um tem o livre arbítrio para escolher suas crenças e formas de amar a Deus e ao próximo. Mas, saiba que todos nós colheremos o que semeamos. Não é castigo, não. É a Justiça Divina. É por isso que estou convencido de que a nossa forma de viver, a relação com os familiares, o emprego, a profissão, a religião e outros, serão sempre compatíveis com a nossa necessidade de aprender e melhorar em cada deficiência relativa ao nosso DNA espiritual e moral. Hoje, se sofremos é porque estamos exercitando circunstâncias mal resolvidas de nosso pretérito.

Os homens sábios, cultos ou não, (nem sempre os cultos são sábios) entendem que os valores materiais não nos pertencem. Somos apenas meros fiéis depositários destes dispositivos com a finalidade precípua de restabelecer no cotidiano dessa existência, as nossas insanidades e erros cometidos no passado.

A vida é a oportunidade que Deus nos dá como admoestação em prol da corrigenda de nossas imperfeições.

Os exercícios a que somos submetidos no cotidiano em consonância com os propósitos de Deus têm o precípuo objetivo de nos permitir a correção de nossas imperfeições e não de castigar-nos como muitos imaginam.

Objetiva-me nesta explanação apenas a incentivá-lo a resgatar a paz espiritual e alegria que tanto buscas incessantemente sem os resultados esperados. Neste sentido é que tento cumprir o meu papel de amigo e de cristão.

As circunstâncias de aprendizagem da vida são inevitáveis seja na alegria ou na tristeza. Aproveite-as para absorver seus ensinamentos.

Prezado irmão, diante da preleção e enfoque quero dizer-te também que os momentos que tive de convívio contigo e demais familiares foram saudáveis e inesquecíveis em minha vida; daí a compreensão de sentir-me responsável pela amizade e laços espirituais que nos une.

Embora respeitoà individualidade e motivos diversos de cada um de vocês, fiquei triste com a separação digo temporária , pois tenho convicção de que o AMOR existe entre vocês desde épocas passadas. Sei também o quanto é difícil e doloroso para todos os envolvidos.

É preciso PERDOAR PARA SER FELIZ, seja com ele (a) ou com outro (a) que eventualmente possa aparecer em tua jovem vida.

Não se culpe em nenhum momento das circunstâncias e consequências que a vida impõe momentaneamente a todos vocês; porém, é necessário sacrifícios para conviver em paz. E para se viver em paz, é preciso ceder para avançar. O que importa nesse momento de tua vida é resgatar a paz interior.

Tens o livre arbítrio e direito de optar por aquilo que julga ser o melhor para ti e consequentemente para tua felicidade. Porém, seja precavido para não contribuir de alguma forma com a infelicidade do outro.

Não deves jamais esquecer que o teu cônjuge é tão vítima e algoz quanto você. Portanto, respeite os laços e sementes do amor  que os uniu em momentos intensos de felicidade vividos neste plano terreno.

Reflita! Normalmente as emoções e razões não evidenciam as falhas que desencadearam o desequilíbrio e decisões do outro. A Lei elementar da física afirma que PARA TODA AÇÃO EXISTE UMA REAÇÃO . Seja então mais benevolente com as deficiências dos irmãos que têm todo o direito, como você, de ERRAR para aprender e ser feliz.

Tens com certeza o compromisso de ser FELIZ para proporcionar aos seus maravilhosos filhos a felicidade com a mesma intensidade. No entanto, procure estimular a todos o imprescindível perdão, pois só assim encontrarão a Harmonia e Alegria de Viver.

Conheço a ambos, bem como o caráter, responsabilidade, respeito e carinho que tem por seus familiares. Não farei comentários que o leve a entender um possível pré-julgamento dos fatos. Mesmo porque quem julga é Deus. Imagino o quanto foi difícil para tomar a decisão de separar; e o quanto ambos tem sofrido pelas consequências negativas e inevitáveis diante das atitudes de todos neste processo.

É preciso meu irmão equacionar os fatos e agir com sensatez, serenidade e reforço espiritual  tão necessário e imprescindível nas decisões importantes da vida. No entanto, não se deixe envolver pela emoção e pelos excessos de muitas religiões que subtraem a identidade de seus fiéis sugerindo-lhe verdadeiros milagres de Jesus  para a solução dos teus problemas.

Acredite no DEUS UNIPOTENTE e na força do teu EU INTERIOR de virar esse jogo  em prol do resgate da tua felicidade e de todos que te amam!

Portanto, AME-SE primeiramente para ter FORÇAS e subsídios apropriados e adequados para enfrentar os desafios presentes e futuros.

Só tem capacidade de AMAR quem efetivamente se respeita e se ama, concorda? Vocês merecem e estou rezando por sua felicidade e de todos os seus familiares.

Que Deus os abençoe e lhe dê forças para superar todas as dificuldades.

Continuo com minha família vivendo em harmonia e muita paz, na expectativa de poder ajudá-lo na busca de tua PAZ e FELICIDADE.

Abraços fraternos,

TEU IRMÃO

Roberto Luiz

robertoluizcbc@hotmail.com

Palmas, 25 de junho de 2005.

Loading