TEMPLO, RELIGIÃO E FÉ

Our Score
Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]
Download PDF

TEMPLO, RELIGIÃO E FÉ

Amado irmão,

A escola  da vida nos dá as ferramentas necessárias e imprescindíveis ao nosso aprimoramento pessoal e espiritual.

Se refletirmos no verdadeiro sentido da FÉ sem paixões religiosas, a qual hipocritamente todos nós dizemos ter, e que nem sempre temos no Criador do Universo, veremos que a nossa vida é uma dádiva e uma oportunidade de repararmos as nossas faltas, com os mesmos atores do passado, cometidas nesta ou em outras dimensões espirituais.

Daí, a importância de termos a compreensão, sem pré-julgamentos e acusações de que DEUS É JUSTO e misericordioso com todos os seus filhos não apenas nos momentos de felicidade, mas principalmente nas circunstâncias dos sofrimentos onde nos proporciona condições efetivas de crescermos em todos os aspectos da vida.

Devemos entender, portanto, que o sofrimento não é castigo de Deus, mas uma oportunidade que ELE nos dá de repararmos os nossos erros do passado os quais só teremos conhecimento quando cumprirmos esta missão de vida.

Procurar explicações de nossas indagações e as razões de nossa existência através do conhecimento humano que lhe foi limitado por Deus, já é um indício de nossa falta de fé.

Deus é simples em sua mensagem quando disse Amai-vos uns aos outros como EU vos AMEI , resumindo assim, o conteído das diversas exemplificações cristalizadas na Bíblia. Nós é que ignoramos esta frase que é incontestavelmente a máxima de Jesus, por razões meramente mesquinhas em que denota o pouco conhecimento e aceitação da palavra de Deus. Se assim, praticássemos na concepção e sentido destas palavras entendendo que todos somos filhos de um Deus ÚNICO independente de religião, com certeza o mundo seria melhor, e nós, bem mais felizes. DEUS não é religião. Ele se resume na palavra AMOR. Portanto, discutir e defender com fanatismo os conceitos e interpretações de cada corrente religiosa de forma unilateral sem a óptica dos ensinamentos de Jesus, denota o grau de evolução em que nos encontramos na compreensão do sentido mais sublime de ser Cristão.

Acharmos e termos pena  de alguém que aos nossos olhos seja vítima  de determinadas circunstâncias, também é uma falta de nossa FÉ em Deus. Quem somos nós para julgá-los! Apenas, auxilie-o sem interceptar-lhe seu aprendizado sabendo que assim estarás contribuindo enormemente para o seu crescimento evolutivo.

A cada dia a dia, as provas  para exercitar e verificar se estamos ou não evoluindo é e sempre será uma constante com maior ou menor grau de intensidade.

O grande pecado que constantemente cometemos com o nosso próximo é o de estarmos sempre querendo impor a nossa ajuda ou até mesmo poupando-o de determinadas provações . Isto não é caridade, pois estamos apenas retardando a sua evolução.

Creia que Deus é sempre JUSTIÇA. Não persegue e não faz ninguém sofrer.

Deu-nos o livre arbítrio e inteligência de procurar o que mais nos convém na consecução da vida.

Deus apenas direciona de maneira sutil o exercício do entendimento no propósito de estarmos sempre melhorando nossos valores pessoais, morais e espirituais.

Culpá-lo de INJUSTO e nos REVOLTARMOS nos momentos das provas mais amargas e angustiantes de nossas vidas, como nas doenças graves e no desencarne de entes queridos e outras, é pura falta de FÉ. Na verdade ELE está nos experimentando quantoà nossa credibilidade, respeito e confiança que temos no enigma da própria existência de DEUS no teste que nos faz para observar-nos até onde somos insensatos e incrédulos na FÉ que todos pregamos e dizemos com convicção de tê-la.

Muitos dos nossos irmãos em determinadas correntes de religião falam e adoramà DEUS como uma simbologia conceitual , primordial e necessáriaà empresa religiosa que representam.

O produto de excelência de venda  destas empresas chama-se FÉ, e o cliente, aqueles irmãos que ainda não tiveram o entendimento de que DEUS, está presente em todos nós e que não será a igreja / religião que o fará ser um verdadeiro discípulo de Jesus.

Com respeito aos divergentes do meu raciocínio, afirmo e digo isto por que Deus sempre procurou estar presente em nossa mente e em nosso coração; mas nós é que não o sentimos; e para senti-lo não precisamos recorreràs religiões sem entender a verdadeira fundamentação dos ensinamentos de Jesus.

Mas, quando as atribulações da vida e do sofrimento ocorrem, recorremos aos templos e locais de adoração acreditando na salvação prometida  fundamentadas na força de interpretação dos textos bíblicos e expressão das palavras e rituais, e assim, nos deixamos envolver com o risco de perdermos nossa autenticidade e nos tornarmos FANÁTICOS DA FÉ .

Amados irmãos e irmãs, o templo de Deus somos nós mesmos inseridos neste Universo a qual pertencemos. A religião não salva ninguém. Só Deus é quem nos julga e salva  de acordo com o nosso merecimento pelas ações e atitudes que praticamos aqui na terra.

Imagine como você se sentiria se seu filho precisasse de mensageiro para conversar contigo!

Deus, nosso pai, também não precisa de intermediários para que se dirija até ELE. Não precisamos pedir nada e nem tão pouco tornar píblico nossas necessidades e deficiências. ELE de tudo sabe, até dos nossos pensamentos permissivos ou não. Portanto, DEUS não está apenas nos templos edificados, mas presente em todos nós criaturas de Deus.

Nesta mensagem, apenas reporto-me a lembrá-los de que deva se dirigir a ELE em todos os momentos de sua vida, bons ou ruins, procurando praticar e exercitar fidedignamente apenas o que nos ensinou: Amai-vos uns aos outros como EU vos AMEI .

No entanto, não ignore o irmão que nesta fase de aprendizagem exercita sua FÉ nas mais diversas religiões. Não se julgue o dono da verdade e da razão. Apenas RESPEITE a crença e maneira de cada um se dirigir a Deus, sem jamais querer criticá-los a bem da verdade e de sua experiência. Entregue a Deus e aceite o aprendizado de todos que o rodeiam.

Abraços fraternos,

Palmas, 06 de Março de 2004.

Roberto Luiz Castelo Branco Coelho dos Santos

robertoluizcbc@hotmail.com

Loading