O SERVIÇO MEDIÚNICO PARA O BEM

Our Score
Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]
Download PDF

O SERVIÇO MEDIÚNICO PARA O BEM

Caros irmãos,
O tema sobre o qual vou discursar é bastante complexo e de difícil entendimento, por isso peço-lhes o máximo de atenção para que a minha fala não se perca no vazio.
Trata-se da mediunidade como fator intrínseco da natureza humana, e para que esse fato seja bem esclarecido e bem entendido vou começar abordando os três aspectos que compõem todos os seres pertencentes a essa espécie.
O homem é uma união de matéria, psique e espírito. Temos assim então que é ao mesmo tempo um ser material, um ser psicológico e um ser espiritual.

Materialmente falando, o homem é formado e regido pelas leis naturais da química, da física e da biologia.
Sendo um ser da natureza, o homem como os demais seres vivos, é formado por substâncias simples que se complexificam para constituí-lo. Todas as suas funções são regidas pelas leis da física e sua constituição orgânica caracteriza-o como um ser biológico.

Psicologicamente falando, podemos afirmar que o ser humano é portador de uma mente bem desenvolvida o que o caracteriza como um ser que pensa e age de acordo com os seus pensamentos. Todas as ações humanas iniciam-se no pensamento, que não é visível, para depois se expressarem em forma de competências ou habilidades representáveis e observáveis.
Os pensamentos surgem nas mentes humanas de acordo com as concepções que cada indivíduo retém em seu interior cultural e espiritual. Por isso, nem sempre os pensamentos são bons ou positivos podendo muitas vezes ser precursores de grandes crimes contra a humanidade. Cabe, no entanto, ao ser humano controlar e organizar os seus pensamentos e, para isso, Deus lhe presenteou com o raciocínio ou razão. Mas antes de expressar sua índole para os encarnados através de ações observáveis, ele a apresenta a Deus através da capacidade de pensar, pois somente as ações concretas chegam aos olhos materiais, mas o pensamento mais interior do ser humano não fogeàs vistas de Deus. Por isso, diz-se que o homem pode pecar por pensamentos, ações e omissões, pois o simples ato de elaborar mentalmente idéias ou planos inadequados, já faz com que ele esteja violando as leis divinas. É claro que a atitude desenvolvida tem maior peso para Deus do que a atitude somente elaborada a nível mental, seja ela para o bem ou para o mal.

Fazendo parte dessa composição intrínseca e complexa, existe o lado mais forte e mais significativo do ser humano que é sem sombra de duvida o lado espiritual. Esse é na verdade o que rege, coordena e dirige todas as atividades humanas. O ser humano é dotado de um corpo espiritual complexo que rege as suas atitudes desde as mais simples até as mais elaboradas.
Mas não queremos com essa afirmação tornar menos merecedor de atenção o lado da matéria, pois espírito e matéria juntos formam esse ser especial que é o ser humano.
O que queremos ressaltar é o fato de que o espírito por ser eterno e transcender aos diversos tempos e mundos é portador de uma imensa bagagem a qual faz dele a semente mais fecunda do ser humano. É pelo espírito que o homem realmente concretiza sua existência em diversas vidas e, em alguns casos, em planos variados. A matéria com a sua característica transitória é peça importante para a evolução do espírito, pois com suas impressões sobre o mundo físico, proporciona oportunidades de crescimento e evolução espiritualàqueles que simplesmente denominamos encarnados ou seres materiais. Para que esse crescimento se concretize, Deus dotou o ser humano de um precioso dom que bem desenvolvido e bem trabalhado pode elevar o homem ao clímax espiritual. Se, no entanto, o homem não souber utilizar bem esse dom ele poderá ser o transporte para uma inferioridade espiritual irreversível. Estamos falando do dom da mediunidade. Não nos cabe enquanto espírito do alto, julgar e muito menos condenar os homens por suas ações, pois nosso objetivo fundamental é ajudar na sua elevação espiritual. Além disso, já são julgados e condenados por suas próprias atitudes.
Preocupamos-nos, no entanto, com os seres humanos no que diz respeito aos seus desenvolvimentos mediínicos, pois se somos responsáveis por sua elevação espiritual o somos também pela elevação de toda a humanidade.
O alcance de um bom grau de desenvolvimento mediínico está atrelado a dois condicionantes de suma importância: estudo e elevação moral.

O estudo da codificação Kardecista e de outras obras relacionadasà Ciência, Filosofia e Religião constituem a base para a formação satisfatória de um bom médium, pois essas são as três bases do espiritismo. Esses estudos devem ser compreendidos como leituras, análises e discussões de textos, revistas ou livros comprovadamente sérios sobre o assunto.
No entanto, a leitura pela leitura não é suficiente para uma boa aprendizagem da Ciência Espírita. Necessário se faz que essas leituras sejam analisadas e discutidas com pessoas que detenham um nível mais elevado de conhecimentos espíritas, sendo importante nesse momento os cursos ou escolas de estudos Kardecistas. Na troca de conhecimentos teóricos aliadosàs práticas nas Searas espíritas sérias, está a base dos estudos necessários para que um candidato a médium desenvolva bem os seus dons mediínicos. É preciso também ter cuidado com algumas obras escritas por pessoas com concepções errôneas sobre o verdadeiro espiritismo, pois elas podem desviar as boas intenções dos medianeiros.
Quanto aos ambientes espíritas onde o médium desenvolverá seus trabalhos mediínicos, queremos ressaltar que o espiritismo bem praticado eleva, mas se for desviado de sua função benfazeja conduziráà decadência. Por isso, é preciso ser muito criterioso na seleção de Centros Espíritas, cursos e escolas onde o médium se preparará para a prática da mediunidade.

Cabe-nos agora falar sobre o segundo condicionante que é a elevação moral do médium. O bom médium ou o médium consciente de seu papel no mundo que habita, aproveita cada momento e cada ensinamento que a ele chega, seja através de leituras, palestras ou trabalhos mediínicos, para deles tirar lições que o ajudem a extirpar pensamentos ou ações de baixo teor moral e assim elevar sua conduta para o alto. Infelizmente nem todos os detentores de dons mediínicos em desenvolvimento ou já desenvolvidos, têm essa consciência e muitos agem em proveito próprio utilizando esse dom para angariar bens materiais ou para fazer brincadeiras e eventos festivos sem sentido algum para o mundo espiritual. Essa atitude rebaixa o médium a um nível moral muito inferior, o que faz com que os espíritos bondosos aos poucos dele se afastem dando lugar aos agentes espirituais maléficos. Dessa forma, são separados pela própria espiritualidade os médiuns a serviço do bem e os que se dedicamàs forças espirituais maléficas. O retorno para esses íltimos é diferenciado do que obtêm os primeiros, pois para esses são destinados honras e louvores, enquanto para aqueles outros virão felicidades efêmeras e ilusórias as quais posteriormente se transformarão nas mais diversas formas de sofrimentos.

Os médiuns a serviço do bem contam com ajuda constante e incondicional dos poderes do alto para realizarem suas obras de cura, de caridade e de assistência em geral a todos os necessitados que por eles procurem e que sejam merecedores das benesses divinas. São médiuns iluminados, assistidos e protegidos em todos os seus momentos por forças espirituais superiores. Desenvolvem com essa ajuda o mais alto nível de elevação moral, libertando-se dos vícios materiais, do julgamento ao próximo, das maledicências, da ganância e de todos os prazeres que possam macular, mesmo em baixo nível, o seu proceder de guerreiro do alto a serviço do bem comum. Essa assistência espiritual lhe é concedida pelos espíritos superiores com a finalidade de ajudá-lo a cumprir, no plano onde se encontra, a missão que tem para consigo mesmo e para com os seus irmãos fraternais. Através do cumprimento dessa missão ele redime os carmas de vidas pretéritas e chega mais perto do reino venturoso de glórias e vitórias. Mas é importante frisar que essa assistência cessará imediatamente se o médium deixar de merecê-la por desvio de suas atitudes.

Já os médiuns que destinam o uso de seus dons mediínicos para o trabalho com as trevas, atendendo aos apelos poderosos dos grandes Cavaleiros, também contam com a ajuda e assistência permanente de seus superiores maléficos, o que faz com que tenham grande evolução maléfica. Não aconselhamos ninguém a desprezar o trabalho desses médiuns e, muito menos, as forças que os orientam e conduzem, pois assim como têm poder as forças benéficas, também elas os têm. É necessário mesmo que os bons médiuns procurem estudar sobre esse lado do espiritismo para que, conhecendo suas artimanhas, sejam capazes de com eles combater e saírem vencedores. A idéia de que quem trabalha para o bem tem que se isolar do mal não é bem recomendada, pois a realidade é que esses dois poderes existem e caminham lado a lado. Essa convivência e esse conhecimento são a base para a existência das forças combatentes que são formadas por médiuns de índole positiva os quais dedicam suas vidas, seus estudos e suas práticasà diminuição da maleficência no mundo, já que a sua erradicação não é permitida pelos contratos siderais.

As forças positivas e as forças negativas coexistem nos planos inferiores desde o inicio dos tempos siderais e é a partir dessa realidade que os espíritos ao encarnarem podem usar seu livre arbítrio e escolher a qual delas querem dedicar sua vida. Assim também, no momento em que um médium descobre em si o dom mediínico e o desenvolve, pode escolher a qual dessas forças prestará os seus serviços como medianeiro.
Não são poucos, no entanto, os espíritos que se encontram em sofrimentos eternos nos planos inferiores como o calabouço e vale dos suicidas, por terem feito a escolha errada e dedicarem seus dons sagrados para atender ao chamado dos espíritos maléficos e malfazejos. Acreditamos que qualquer médium em sã consciência e bom juízo preferirá seguir o caminho do lado positivo da espiritualidade, pois bem sabe que é nessa caminhada que encontrará a glória divina. Deus, no entanto, ao ceder ao homem o livre arbítrio, exime-se completamente do direito de direcionar esse ou aquele para o caminho do bem. Mas o Pai orienta a todos através das intuições passadas para os seres humanos pelos seus enviados, espíritos superiores benéficos que os acompanham em todos os mementos mostrando as vantagens de seguir o caminho da caridade em Cristo. Infelizmente, esse mesmo direito têm os espíritos apocalípticos e como oferecem mais vantagens aparentes e felicidades ilusórias, uma grande parte da humanidade faz sua opção por segui-los. Existe nesses seres a predominância dos instintos animalescos que lhes proporciona prazeres e satisfações momentâneas os quais os conduzem futuramente aos vales de sofrimentos espirituais dos quais dificilmente conseguirão libertar-se.

Como podemos entender, não existe nenhuma pressão por parte da espiritualidade benéfica ou maléfica para que o homem siga esse ou aquele caminho. O que existe é a liberdade de escolha que lhe foi dada por Deus, assim como as orientações benéficas dos espíritos de luz e as maléficas dos espíritos das trevas. Resta ao ser humano ser sábio e prudente ao decidir pelo rumo que quer seguir. Por isso, é importante que o médium ao se preparar para o completo desenvolvimento de suas mediunidades, leia bastante, estude e oriente-se com tutores materiais que tenham nível moral e cultural espírita superiores aos seus, pois só assim estará bastante instrumentalizado para fazer bem a sua escolha de forma consciente e madura. Daí por diante, será sua e somente sua a responsabilidade pelo que lhe acontecerá. A espiritualidade já cumpriu a sua parte, agora cada um que cumpra a sua.
Mas não esqueçam: fazer o bem e a caridade, usar os seus dons mediínicos para a sua própria evolução e para ajudar ao próximo é bem mais gratificante do que penar futuramente nos planos inferiores onde os que lá habitam sofrem de profundo arrependimento, mas nem sempre recuperam o merecimento da misericórdia divina. Se você que é médium desenvolvido ou em desenvolvimento, ainda tem a oportunidade de escolher, leia mais de uma vez esse texto e não se esqueça dos ensinamentos que ele traz. Quem sabe, ele poderá ser a arma que o livrará de sofrimentos profundos no futuro. Eleve a sua moral, estude muito e de forma constante, leve a sério os ensinamentos espirituais que lhes forem passados e assim estará num bom caminho. Caso contrario, só nos restará a dó e a compaixão pelo sofrimento que lhe será imposto por suas ações contrárias a todos os bons ensinamentos que Deus tão justamente a você fez chegar.

Que a sua caminhada seja iluminada pelas luzes divinais do bem e que o mal seja sempre uma sombra da qual você luta por se desvencilhar. E, com certeza, conseguirá grandes vitórias contra ele, pois Deus é bom pai, sábio e justo e está sempre do lado daqueles que o procuram.
Que Deus os abençoe e proteja.
Paz para todos.

Autor Espiritual: Dr. Wilton
Médium Eunice Gondim

Loading