SIMBOLISMO NATALINO

Our Score
Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]
Download PDF

SIMBOLISMO NATALINO

É chegado o mês de dezembro e com ele a data em que nós, cristãos, comemoramos a data simbólica do nascimento do menino JESUS.

Neste período assistimos através da mídia propagandas diversas de convocação e conscientização de todos os brasileiros na empreitada de participar efetivamente das campanhas de solidariedade que visam, mesmo que periodicamente, minimizar o sofrimento dos ditos infortunados e miseráveis irmãos que se encontram marginalizados do contexto sócio econômico e cultural de nosso país e do mundo.

Observamos claramente que, especificamente neste mês, as pessoas se tornam mais amáveis, alegres e principalmente mais sensíveisàs causas nobilíssimas de benevolência e desprendimento material neste mundo competitivo de aprendizagem e expiação. Comportamento este que não sei definir se em consequência da indução comercial  das propagandas e preparativos festivos de fim de ano, ou se pela observância e entendimento do real significado do que JESUS procurou exemplificar com o seu sacrifício e renascimento.

Fato é que a grande maioria das pessoas participam das comemorações natalinas sem saber a verdadeira tradução do simbolismo  da morte e renascimento de Jesus para a sua vida no contexto do universo em que vivemos. Sequer procuram refletir sobre a essência e significado da VIDA em comunhão com Cristo. É mais cômodo, com certeza, doar sua contribuição financeira em atendimento ao seu segmento religioso, do que procurar compreender e praticar o verdadeiro AMOR de JESUS. No meu pouco entendimento, tenho convicção de que deveríamos ser mais práticos na ação que teóricos na doutrina. Mas temos medo de questionarmos as nossas atitudes, e assim, protelamos conscientemente o efetivo conhecimento dos princípios que norteiam os mandamentos preconizados por JESUS CRISTO causa maior de nossa insensatez na prática de seus ensinamentos.

Simples e profunda é sua mensagem quando disse: Amai-vos uns aos outros como EU vos amei . No entanto, temos dificuldade de entendermos e praticarmos sua tradução seja em nossa família, no trabalho ou na convivência com os demais irmãos.

Sem querer porfiar a magnitude e importância das diversas ações solidárias e religiosas implementadas neste mês de dezembro, em que procuramos dirimir o sofrimento dos mais necessitados , nos esquecemos de contemplá-los com uma AÇÃO mais respeitosa que possa efetivamente fazê-los mais dignos e mais humanos.

Neste sentido é que ouso provocar-lhe uma reflexão que o faça ser mais cristão no raciocínio e entendimento do exercício da fé que todos dizemos ter.

Amados irmãos, o fórum privilegiado para praticarmos o AMOR de JESUS está primeiramente em nosso casa onde convivemos diariamente com as diferenças existentes na individualidade de cada um de nossos familiares. Em segundo plano, no local de trabalho onde estatisticamente vivemos a maior parte de nossas vidas e que também se comprova os equívocos  dos ensinamentos de Cristo. Neste ambiente, principalmente, somos apenas concorrentes  e não solidários, mesmo com toda ingerência e fidelidade que demonstramos em atendimentoàs ideologias religiosas que cada um defende e pratica.

Nestes fóruns é que peço um pouco de tua atenção no sentido de fazermos um mundo mais feliz e mais fraterno a partir de nossos familiares, amigos e colegas de serviço.

Portanto, policia-te nas críticas maldizentes, na incompreensão dos sentimentos e provações dos outros, nas vantagens e circunstâncias que o faz estar em condição melhor que os irmãos consanguíneos ou não.

É preciso ter coragem para desnudar-se dos conceitos e vaidades levianas das diferenças existentes entre nós, permitindo que as máscaras do orgulho e da insanidade sejam desprezíveis no comportamento e convívio com todos que fazem parte de nossas vidas.

Assim, na simplicidade do meu enfoque rogo a JESUS o teu entendimento do que transcrevi, vislumbrando que a doçura aflore do intimo de teu ser sem o verniz social  que hipocritamente acreditamos fazer-nos melhores que os outros.

Que neste Natal de 2012, faça a sua auto-avaliação com mais comprometimento com a Senda da verdadeira Fraternidade e do AMOR EM CRISTO.

PERDOAR E AMAR SEMPRE!

Um grande e afetuoso abraço.

Roberto Luiz

WWW.rekanthus.com.br

Loading