A Responsabilidade Humana

Our Score
Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]
Download PDF

A Responsabilidade Humana

Somos viajantes de uma grande nave criada por Deus para abrigar espíritos necessitados de refazimento moral e espiritual. Não fomos para aqui enviados com o objetivo de sentirmos apenas alegrias e gozos. Somente espíritos bem mais evoluídos que nós têm esse merecimento e, com certeza, não estão em planos inferiores como esse que habitamos.

Ao criar esse mundo, Deus o equipou com todos os recursos necessários para a manutenção de várias formas de vida que por ele foram para aqui enviadas, inclusive a espécie humana.

Colocouà nossa disposição uma luz que ilumina e aquece nossos dias e outra que ilumina e encanta nossas noites;

Vegetais que têm a capacidade de, sob o calor do sol, produzirem alimentos para si próprios e para as outras formas de vida, inclusive a humana;

Águas doces para alimentar várias formas de vida e águas salgadas para suprir as necessidades de outras;

Ar para possibilitar o funcionamento respiratório e circulatório, indispensáveis para várias espécies vivas, inclusive a humana;

Deu ao homem inteligência para descobrir ou criar, a partir dessas substâncias primárias, aquelas que lhes faltassem; como o fogo, por exemplo.

Mas como Deus é um pai sábio e justo, deu tambémà espécie humana, e só a ela, um atributo divinal chamado Livre Arbítrio. Essa dádiva divina colocou o ser humano como dono de suas escolhas frenteà natureza e ao próprio destino.

Mas para que o homem pudesse fazer escolhas usando o Livre Arbítrio, Deus providenciou para a vida de cada ser humano, situações onde se apresentam sempre dois caminhos levando a resultados diferentes.

A escolha de qual caminho seguir é de plena liberdade do ser humano, mas a consciência dos resultados de suas escolhas o torna senhor de sua própria caminhada.

Mas Deus, sempre sábio e justo deu também ao homem mais dois atributos para ajudá-lo a fazer suas escolhas de forma a que obtenha sempre bons resultados: a inteligência e a razão.

Através desses três atributos, o ser humano tem oportunidade de construir uma caminhada de pleno êxito no que diz respeitoà sua felicidade e ao seu bem estar, assim como ajudar a todos os seus irmãos planetários a conquistarem para si, situações também de paz e bem estar.

Mas, mesmo com todas essas concessões divinas, a espécie humana ao conviver com os recursos da natureza, estabeleceu para si o status de dono e senhor de tudo que pudesse servir aos seus instintos e prazeres, passando assim a abusar dos seus direitos, esquecendo dos seus deveres.

Ao longo da história da humanidade, essas ações desregradas dos homens foram desviando a ordem natural estabelecida pelo criador, culminando no que chamamos hoje de devastação da natureza. Essa devastação chegou a tal ponto que a própria humanidade, sentindo-se ameaçada, e somente por isso, começou a querer reverter suas insensatas agressões aos recursos do criador.

Mas, de forma bastante compreensível para todos, a natureza já está respondendoà sua maneira aos desrespeitos que vem sofrendo ao longo dos séculos. Essa resposta se manifesta em todos os pontos da Terra e em todos os continentes.

As catástrofes acontecem agora atingindo pobres e ricos, humildes e orgulhosos, servos e senhores, não escolhendo classes sociais, credo, raça ou religião. Diversificam-se em todo o plano terreno nas mais diferentes formas como alagamentos, incêndios, maremotos, terremotos, abrangendo a todos os elementos naturais.

Os desencarnes coletivos acontecem em grande nímero nos apontando a junção de espíritos com encargos cármicos iguais ou semelhantes que se encontram devido aos mais diferentes motivos para juntos resgatarem suas dívidas.

Tudo isso faz parte de um grande planejamento para recuperar o estado de harmonia natural quebrado pela espécie humana durante séculos e séculos de ações egoístas e maldosas.

Alguns alegam que é Deus quem promove essas catástrofes para punir aos homens, mas na verdade o ínico culpado por todo esse caos é o próprio ser humano.

Como foi explicado antes, Deus criou o mundo e o equipou de forma que os seres vivos encontrassem nele tudo que fosse necessário para satisfazer suas necessidades vitais, dando ao homem o mais importante papel que seria conservador e mantenedor da condição natural da Terra. Infelizmente, foram os próprios homens, usando os atributos que Deus lhes deu, os causadores de tantas catástrofes. Deus deu o direito de escolhas e o homem escolheu o caminho da vaidade, do egoísmo, do poder e da destruição, sendo assim vítima de si mesmo.

Assim, podemos concluir que Deus preparou a humanidade para uma vida terrena lhe subsidiando de tudo que fosse necessário para a manutenção dessa vida, mas o homem usando seus próprios atributos criou para si mesmo essa situação em que se encontra atualmente, não podendo acusar a ninguém pelos seus sofrimentos a não ser a si mesmo.

Deus continua com seu plano de aperfeiçoamento dos espíritos, frutos de sua criação, pois nunca abandonará a nenhum deles. E é por meio de uma recuperação do plano terreno que ele executa esse seu planejamento.

A recuperação física do planeta exige que seja feita uma desarrumação para uma posterior rearrumação, e esse processo está em andamento, mas sempre lembrando que as ações que levam a essa desarrumação são frutos de intervenções humanas negativas na natureza ao longo dos séculos, não sendo, portanto, fruto de punição divina como dizem algumas pessoas.

No entanto, o lado mais difícil da evolução da humanidade, que é o desenvolvimento moral, ainda caminha a passos muito lentos. Enquanto a recuperação física da Terra avança, a elevação moral da humanidade arrasta-se de forma muito tímida. Os homens ainda buscam a satisfação de seus instintos através de atos bárbaros como a prática de vícios das mais diversas formas, atos de vinganças, sentimentos de ódio, invejas, desonestidades em todos os níveis, infidelidades conjugais, tudo isso culminando nas formas mais primitivas de violências.

O egoísmo ainda impera nos seres humanos embotando o sentimento do amor fraternal que seria a chave para abrir de vez as portas da evolução espiritual e moral da humanidade. Sem esse sentimento a humanidade caminha pela estrada da desordem moral, exigindo da espiritualidade superior uma sobrecarga de trabalhos assistenciais ao plano terreno na batalha pelo aperfeiçoamento do ser humano, cumprindo assim o grande projeto divino.

Se vamos conseguir atingir esse tão sublime objetivo, meus irmãos, só depende de vocês. Somente com o despertar de consciências para essas verdades e com a prática incondicional do amor e do perdão, será possível atingir as metas traçadas pelo projeto divino para a humanidade. Comece hoje mesmo, já atrasado, a fazer a sua parte, que nós faremos a nossa. Afinal o projeto é de Deus e de toda a espiritualidade superior, mas vocês são os beneficiados diretos. Então irmãos, trabalhem para o bem e caminhem conosco para atingirmos a consecução de tão sublime objetivo o mais rápido possível, pois o tempo exige esse apressamento por parte de todos.

Dr. Montalverne Serafim.

Pela Médium Eunice Gondim

Loading