Samuel (espírito), em psicografia. Contribuição de Pedro Fagundes Azevedo
Não Reclames
Condicionado por uma cultura extremamente materialista e imediatista, o homem desenvolveu uma espécie de veia natural de reclamação contra a vida.
Embora possuidor de cultura, emprego razoável que lhe permite conforto e outras facilidades, mesmo assim parece tomado pela insatisfação, almejando sempre mais e culpando o Estado e pessoas diversas pela falta do “ter mais e melhor”.
Ainda que detentor de saúde relativa e ter formado família aureolada pelos filhinhos, mesmo assim prefere manter o mau humor, sentando-se defronte ao aparelho de televisão para recolher informes que mais o auxiliem na manutenção do pessimismo.
Esquece-se de olhar para o lado, às vezes bem próximo, onde veria dificuldades diversas, como a orfandade, a miséria, a criminalidade estimulada pela viciação nas drogas.
Deveria envergonhar-se de ter sempre o pensamento sombrio, destilando energias descompassadas.
Ante estes quadros, infelizmente tão reais, fruto do abandono social e dos resgates individuais, mantenhamos o equilíbrio e calemos nossos males menores, para que a vida não nos ouça e nos proponha situações mais complexas, levando-nos a concluir e aceitar que éramos muito felizes e não sabíamos.
Samuel
Página psicografada na noite de terça-feira, 31 de janeiro de 2017, na Sociedade Legião Espírita, de Porto Alegre, RS, por Alberto Sampaio.