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DISCIPLINA – LIMITE NA MEDIDA CERTA
Os grandes responsáveis pela educação dos jovens, a família e a escola não estão sabendo cumprir o seu papel. O que se observa hoje é uma falência de autoridade dos pais em casa e do professor em sala de aula.
Discussões surgem na família por causa da indisciplina. Onde falharam? Para facilitar vamos verificar a geração dos avós, dos pais e por íltimo a dos filhos.
A primeira educou os seus filhos de modo patriarcal, rígida. Com isso a segunda geração foi massacrada pelo autoritarismo dos pais e por um sistema educacional mais aberto, caindo no extremo – a permissividade.
A Psicologia contribuiu para isso “Não reprima seu filho”,” Seja amigo de seus filhos” “Liberdade sem medo”, evitando o uso de autoridade por confundi-la com autoritarismo.
Estes jovens não têm hoje padrão de comportamento e limites formando uma geração de “príncipes e princesas” com mais direitos do que deveres, mais liberdade do que responsabilidade, mais receber do que dar, mas acabam se dando mal fora de casa, pois a sociedade cobra o que a família releva.
Autoridade é algo natural que deve existir sem descarga de adrenalina, pois autoritarismo é imposição, provocando submissão. A disciplina deve ser efetuada com respeitoà auto-estima.
Ninguém nasce folgado. São frutos de um longo processo educativo que começa antes de virem ao mundo, no ítero materno, podendo ser alvo de rejeição ou aceitação.
A indisciplina é do casal. Por mais indisciplinada que tenha sido uma pessoa, ela obteve concordância da outra. Não se deve culpar nem um nem o outro.
O leite alimenta o corpo. O afeto alimenta a alma. Criança sem alimento fica desnutrida. Criança sem afeto entra em depressão.
A indisciplina pode começar pela alimentação. Regras rígidas ou falta delas, desrespeito pelo ritmo biológico – sono e alimentação – contribuem para uma falta de direcionamento e desorganização pessoal.
Na maioria das vezes a indisciplina da mãe é resultado de excesso de zelo, desnecessário, pois com o passar dos anos não se sente recompensada pelo que fez. A mãe deve modificar a sua abordagem conforme a criança vai crescendo acompanhando o seu desenvolvimento e criando responsabilidades para suas atitudes.
BIRRA – Algumas crianças são rebeldes e não aceitam o controle da mãe, demonstrando sua vontade através da birra. A mãe então impõe uma condição e ameaça a criança – é um capricho de ambos os lados. Para chegarà birra a mãe foi uma indisciplinada, pois proibiu e cedeu, proibiu e cedeu. Desrespeitou suas proibições, ensinando seu filho a fazer o mesmo – desrespeitá-la.
O benefício que a mãe sentia ao ajudar o filho dá lugar a um sentimento de obrigação, pois se vê manipulada pela birra e escrava ao atendimento do filho.
Melhorando este relacionamento, a mãe pode dividir as tarefas com os filhos como, por exemplo: vestir-se sozinho, amarrar o tênis, resolver as tarefas escolares, arrumar suas coisas, elevando sua auto-estima com a capacidade de gostar de si mesmo por conseguir realizar suas necessidades, sentindo-se amada, valorizando o amor de seus pais, donde vem o respeito. “ O carinho faz a ordem chegar ao coração”
A criança não pode dar o segundo passo antes do primeiro. E o primeiro passo é tentar, sem a obrigação de acertar, incentivando sempre a sua caminhada..
O prazer de realizar sozinho
Nenhuma criança nasce folgada ela aprende a ser. A indolência constante não é natural. Resulta da dificuldade de realizar os seus desejos. A criança só pode ser considerada folgada quando conhece suas responsabilidades e não as cumpre. Responsabilidade é consequência da confiança que a mãe deposita no filho. Disciplina é algo que demanda tempo
O filho torna-se um folgado porque deixa de fazer o que é capaz e precisa executar e a mãe torna-se uma sufocada porque precisa dar conta de tarefas que não lhe cabem mais, além de outras atividades. Para se reorganizar, o folgado tem de partir de um ponto com alguém que esteja disposto a se reorganizar também. A melhor disciplina é a regida pela liberdade e aprendizagem.
A criança faz muitas coisas sem ter a consciência do adulto. Primeiro faz para depois aprender. “Você não viu a pedra” “Não sabia que ia cair? Claro que não senão poderia ter evitado, quem sabe.
Por exemplo : criança com raiva quebra o vaso e a mãe fala : “Filho , eu sei que você não queria quebrar o vaso, foi sem querer… isso não vai ajudar o filho a entender o seu erro. Ele precisa assumir o erro . Desculpa o erro do filho, ignora a raiva do mesmo, dizendo que foi um acidente, trava a responsabilidade da criança e fala como se soubesse o que acontece na cabeça dela.
Uma educação severa em que o erro é castigado e o acerto nem sempre é premiado , gera pessoas tímidas. A timidez é criação dos homens.O tímido é um sufocado, ele se critica e se reprova nas idéias antes da ação.
A permissão O valor do pode ou não pode vai servir para conceituar a liberdade pessoal. A criança faz uma coisa, a mãe fala não, ele faz mesmo assim e nada lhe acontece. É um sim . Precisa ter consistência – autoridade , respeito leva aos LIMITES.
Os pais viraram anti-repressivos e tiveram dificuldade para impor limites a seus filhos. “Não devo repreendê-lo senão vou me tornar um pai autoritário igual ao meu”. E o filho fica sem referências. Uma hora pode outra hora não pode e assim as crianças questionam essa mudança, portanto é necessário ter consistência.
Quando os pais se submetem aos caprichos dos filhos este pensa “ Meus pais não mandam em mim, quem são vocês para mandarem em mim”, com pessoas de casa e fora de cãs e na sociedade .Ao contrário, se for muito reprimido vai reprimir os mais fracos, tornando-se um tirano.
Cuidado para não ficar se sacrificando pelo resto da vida. Se for prisioneira do sufoco estará aprisionando seu filho na folga não permitindo que ele desenvolva sua confiança, auto estima e sua liberdade, se tornando um dependente, um fracassado e sem iniciativa.
Dêà criança uma tarefa que ela tenha capacidade de realizar, principalmente a que você está fazendo e que ela possa ajudar. A criança gosta de participar das atividades dos adultos, lavar louça, lavar o quintal, o carro, etc.. Ela se sente importante ajudar a fazer doces, bolos, sanduíches, sucos,…
O importante para o filho é a convivência com o pai. Caso o pai lhe dê atenção e deixa o noticiário de lado, ou qualquer outra atividade e olhe para ele primeiro, ele fica satisfeito e o deixa em paz. Uma criança satisfeita dá liberdade para os pais, pois estando insatisfeita ela exige atenção o tempo inteiro.
Quando o filho exige exclusividade é porque está se sentindo pouco importante, pois o pai preferiu a TV e isto pode significar rejeição.
A criança repete o modelo aprendido com os pais: ela não tem que fazer nada enquanto o outro tem que fazer tudo ( pai x mãe).
Mãe dona de casa e profissional
Se por um lado a mãe que trabalha fora leva a vantagem de poder enxergar como se sobrecarrega e cria filhos folgados, por outro lado corre o risco de exagerar e aumentar ainda mais a sua carga por julgar que a sua ausência lesa as crianças. Isto é um processo de culpa, que assola as mães que deixam de utilizar a qualidade de vida através do – tempo com qualidade -.
O pai também é responsável pelo filho folgado, pois deve intervir na educação, senão parece que é um problema mãe e filho , quando na verdade é um problema pai, mãe e filho.
A mãe teria mais tempo de conviver com os filhos se não trabalhasse tanto para eles, pouco tempo juntos com qualidade.
HORA DE ESTUDAR
Aprender é como comer. A informação deve ser digerida como a comida. A digestão da informação não depende da mãe ou do professor., cabe exclusivamente ao aluno.
É importante construir imagens. A imaginação desperta o interesse que é o ingrediente em todos os estudos. Vontade diferente de preguiça. Motivação – Interesse – Necessidade
No começo os pais devem auxiliar os filhos para criar o costume de estudar assessorando suas atividades, disciplinando o filho a estudar e garantindo ao mesmo , tempo e espaço para construir o seu aprendizado : horário , local, posição , método, horário fixo, com intervalo para água , mesa e cadeira, não poltronas, sofás, nem deitados, nem rádio, TV ligados, nem games, computador etc.
O distraído deve ler em voz alta obrigando o cérebro a transformar os símbolos visuais em sons e imagens. É o início da concentração; um dos motivos da distração é não estar entendendo a lição.
A melhor disciplina é regida pela liberdade. Liberdade só tem valor quando associadaà responsabilidade. Ela é sempre relativa a algo ou alguém. A cada direito um dever.
Ninguém é livre para fazer o que quer, mas sim para fazer o que é certo.
Para quem trabalha um descanso para quem estuda, férias. Para quem não faz nada férias não tem significado. Você não é livre, você é escravo de não poder escolher Uma vez feita a escolha envolve responsabilidade para cumpri-la. Você tem o direito da escolha. Quem não é livre é escravo, portanto, lhe é imposta a obrigação está presoà seus vícios e castigos.
O homem quanto mais evoluído mais livre ele será para praticar o bem, auxiliando o próximo.
Liberdade significa: “Sei que posso fazer tudo, mas nem tudo me convém”. A pessoa sabe que existem consequências associadaàs suas ações.
Libertinagem significa: Sei que posso fazer tudo e não tentem me impedir”. É um ato de rebeldia egocêntrica e inconsciente e traz muitas consequências.
O ambiente cristão regido pela Doutrina de Jesus auxilia muito na disciplina de conduta, na formação de hábitos saudáveis, pois mostra a responsabilidade dos atos de cada um, com suas próprias consequências e passamos a entender que nossos filhos são espíritos e que devemos orientá-los para o caminho do bem e da evolução.
SP. 19-09-2009
mcs