É PRECISO SE PREOCUPAR COM A SALVAÇÃO?

Our Score
Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]
Download PDF

Cipriano de Cartago, bispo africano e advogado, disse, no terceiro século de nossa era, que FORA DA IGREJA NÃO HÁ SALVAÇÃO  (Epístola 4, 4 e 73, 21) e tal frase se tornou um dogma da igreja católica.

Mais recentemente, na obra Evangelho Segundo Espiritismo de Allan Kardec, publicado originalmente em 1864, consta uma adaptação da frase citada acima passando a ser: FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO .

Não nos parece haver qualquer dívida que a frase de Kardec possui maior proximidade com os ensinamentos do Mestre Jesus, sobretudo quando ele nos disse: Amarás o Senhor teu Deus de todo coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo semelhante a este é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos depende toda a lei e os profetas. (Mateus 22:37 a 40) .

A dívida fica por conta do sentido da palavra SALVAÇÃO. Ou seja, por que a preocupação em nos salvar? Nos salvar de que?

Salvação, segundo o Minidicionário da Língua Portuguesa de Soares Amora, é a ação ou efeito de salvar . E Salvar significa tirar de perigo ou ruína .

Ora, sabendo que na verdade somos o nosso espírito e que ele é eterno e está em constante evolução, fica difícil estabelecermos que tipo de salvação estamos falando, afinal de contas a cada estágio evolutivo que for atingido, novos perigos surgirão, fazendo-se sempre necessária nova SALVAÇÃO .

É fato que o planeta Terra não é o ínico mundo inteligente do universo, conforme o próprio Mestre Jesus nos disse expressamente: Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito: vou preparar-vos lugar (João 14:2) .

Ou seja, assim como os espíritos, os citados mundos  também estão sujeitos a evolução e segundo a codificação de Allan Kardec, as principais categorias dos mundos são: Primitivos; Provas e Expiações; Regeneração; Felizes; e, Celestes ou Divinos.

Falando de modo bastante simplista, podemos concluir que essa progressão de um estágio para o outro se dá gradualmente na medida em que a maior parte dos habitantes de cada mundo vai adquirindo novas características típicas da categoria imediatamente seguinte.

Embora essa progressão seja gradativa, há que se ressaltar que em determinado momento o mundo atingirá de fato um certo nível e não se admitirá mais a existência de espíritos que ainda se encontram muito marcados pelas características do mundo anterior.

Por exemplo: quando a maior parte dos habitantes de um determinado mundo já possuírem as qualidades típicas dos mundos de regeneração, aqueles que ainda persistirem com características dos mundos de provas e expiações passam a destoar, tornando-se obrigados a se exilar e reencarnar num mundo condizente com seu nível.

O caso mais conhecido dessa situação é o dos EXILADOS DA CAPELA, que segundo narrado em diversas obras, entre elas A Caminho da Luz , de Emmanuel, pela psicografia de Chico Xavier, determinada parcela da população dos planetas que giram em torno de CAPELA (um sol extremamente brilhante situado a aproximadamente 42 anos-luz da Terra), estava agindo em total dissonância com o padrão evolutivo dos demais habitantes e em virtude disso na medida em que desencarnavam eram conduzidos para mundos inferiores, condizentes com seu nível moral. Um destes planetas escolhidos foi a Terra.

Diante da limitação do vocabulário humano para abranger todas as idéias, talvez se tenha atribuído o termo SALVAÇÃO ao momento em que o nosso planeta estará diante dessa mudança no estágio evolutivo dos mundos.

É sabido que o planeta Terra atualmente se encontra no nível dos mundos de Provas e Expiações e se aproxima o momento em que atravessaremos uma transição, que no caso é interpretada como uma espécie de juízo final em que uns serão SALVOS e outros não. Aliás, atualmente muito temos ouvido a respeito de um suposto fim do mundo em 2012.

Nessa ocasião, segundo Apocalipse 21: 7-8, Quem vencer, herdará todas as coisas… Mas, quanto aos tímidos e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idolatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. (Apocalipse 21: 7 e 8). .

Isto é, os habitantes que não tiverem alcançado o nível moral para permanecer habitando por aqui NÃO SERÃO SALVOS, tendo que ser exilados.

Todavia, para encerrar é essencial lembrarmos que demos uma interpretação para o termo salvação, ou seja, entendemos como sendo uma forma figurada para a transição dos mundos, pois em verdade sabemos os espíritos são eternos e estão em constante evolução e aqueles que não tiverem a caridade como característica marcante e por consequência não figurem entre os SALVOS, certamente terão que continuar sua caminhada evolutiva em outro planeta, mas não deixarão de existir, nem estarão sujeitos a penas perpétuas, pois a bondade divina jamais abandonará qualquer indivíduo, sobretudo porque o próprio Mestre Jesus nos falou que sempre procurará as eventuais ovelhas perdidas e, achando-a, a põe sobre seus ombros, gostoso. E, chegandoà casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei minha ovelha perdida (Lucas 15: 5 e 6). .

Loading