Espírito o que é? 5/5 (2)

Our Score
Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]
Download PDF

Pedro Fagundes Azevedo, jornalista e ex-presidente da Legião Espírita de Porto Alegre Contribuição de Pedro

Uma vez fiz essa pergunta a uma colega de profissão, pessoa culta e inteligente, correspondente em Porto Alegre de uma das principais revistas do país. Após alguns instantes de hesitação, sabe qual foi sua resposta? A seguinte: “espírito é uma espécie de fumacinha que sai da gente quando se morre…” Pode até parecer brincadeira, mas ela estava falando sério. O que não é de espantar, pois a maioria das pessoas ignora completamente o que seja o espírito. Se sairmos por aí fazendo uma pesquisa, na certa vamos nos deparar com uma série de disparates semelhantes.

Pra falar a verdade, na juventude eu também tive dificuldade para entender o significado dessa palavra. De início, eu imaginava que espírito fosse algo independente da personalidade que se desprenderia do meu corpo quando a morte chegasse. Penso que muitos outros também fazem essa confusão, que o espírito pode ser comparado uma glândula etérea ou a um órgão do corpo humano com características especiais. Inclusive, já ouvi alguém simplesmente dizer “quando eu morrer, eu quero mais é que o meu espírito se dane…”

De um modo geral, a pessoa não se dá conta que o espírito é ela mesma, só que desvestida do corpo de carne e osso. Mas, tem agora um corpo de matéria sutilíssima, invisível aos nossos olhos físicos, e que na realidade constitui a matriz do corpo material. Os espiritualistas chamam-no de “perespírito”, já há bom tempo estudado pela ciência o oficial, principalmente em países da extinta União Soviética, com o nome de corpo bioplasmático.

Na ocasião do fenômeno chamado morte, esse corpo fluídico se desprende da matéria densa assim como, em determinado momento, a borboleta abandona a crisálida. E assim, depois desta, o individuo continua sua vida em outros planos de vibração da matéria, conservando porém sua forma de ser e de pensar, inclusive as virtudes que já conquistou e os defeitos que ainda não conseguiu eliminar. Nessa outra fase, colherá exatamente que houver plantado aqui, pois embora a semeadura seja de livre escolha de cada um, a colheita é obrigatória, conforme nos assegura o Evangelho.

E, através da reencarnação, voltará a vestir um corpo de carne e osso, tantas vezes quantas forem necessárias para o burilamento de seu espírito. A recomendação básica de Jesus é bem clara: “buscai primeiramente o Reino de Deus e a sua reta justiça e o resto vos será dado por acréscimo”. Pensemos bem, antes de tudo devemos procurar o Reino de Deus, que é uma conquista interna, depende do esforço de cada um. Mas, quem liga para isso? Parece que a maioria só está interessada naquilo que seria dado por acréscimo, não é mesmo? Se fosse o contrário, todos nós seriamos bem mais felizes e a Terra um bom planeta para se viver.

Loading