3 Em Jerusalém – PAULO E ESTEVÃO – FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER 5/5 (1)

Our Score
Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]
Download PDF

Depois de contemplar angustiadamente o cadáver paterno, o jovem hebreu

acompanhou a irmã, de olhar ansioso, até à porta de acesso a um dos vastos

corredores da prisão.
Jamais experimentara tão profunda emo ção.
Ao cérebro

atormentado acudiam-lhe os conselhos maternos, quando asseverava que a

criatura, acima de tudo, devia amar a Deus.
Jamais conhecera lágrimas tão

amargas como aquelas que lhe fluiam em torrente, do coração dilacerado.

Como reaver a coragem e reorga nizar o caminho? Desejou, num relance,

romper as algemas, aproximar-se do pai inanimado, afagar -lhe os cabelos

brancos e, simultaneamente, abrir todas as portas, correr no encalço de

Abigail, tomá-la nos braços para nunca mais se apartarem nas estradas da

vida.
Debalde se estorceu no tronco d o martírio, porque, em retribuição aos

esforços, somente o sangue manava mais copioso das feridas abertas.

Singultos dolorosos abalavam-lhe o peito, a cuja altura a túnica se fizera em

rubros frangalhos.
Abismado em si mesmo, finalmente foi recolhido a um a cela

úmida, onde, por trinta dias, mergulhou o pensamento em profundas

cogitações.

Ao fim de um mês, as feridas estavam cicatrizadas e um dos prepostos de

Licínio julgou chegado o momento de o encaminhar a uma das galeras do

tráfego comercial, onde se encontrava o questor, interessado em assuntos

lucrativos.

O moço hebreu perdera o viço róseo das faces e o tom ingênuo da

fisionomia carinhosa e alegre.
A rude experiência dera -lhe uma expressão

dolorosa e sombria.
Vagava-lhe no semblante indefinível tristeza e na fronte

apontavam rugas precoces, nunciativas de velhice pre matura; nos olhos,

porém, a mesma serenidade doce, oriunda da íntima confiança em Deus.

Como outros descendentes da sua raça, sofrera o sacrifício pungente; todavia,

guardara a fé, como a auréola divina dos que sabem verdadeiramente agir e

esperar.
O autor dos Provérbios recomendara, como imprescindível, a sereni –

dade da alma em todas as flutuações da vida humana, porque dela procedem

as fontes mais puras da existên cia e Jeziel guardara o coração.
Órfão de pai e

mãe, cativo de verdugos cruéis, saberia conservar o tesouro da esperança e

procuraria a irmã, até aos confins do mundo, se um dia conseguisse, de novo,

o beijo da liberdade na fronte escravizada.

Seguido de perto por sentinelas impiedosas, qual se fora um vagabundo

vulgar, cruzou as ruas de Corinto até o porto, onde o internaram no porão

infecto de uma galera adornada com o símbolo das águias dominadoras.

Reduzido à mísera condição de condenado a traba lhos perpétuos,

enfrentou a nova situação cheio de con fiança e humildade.
Foi com admiração

que o feitor Lisipo anotou-lhe a boa conduta e o esforço nobre e generoso.

Habituado a lidar com malfeitores e criaturas sem escrúpulos, que, não raro,

requeriam a disciplina do chicote, surpreendeu-se ao reconhecer no moço

hebreu a disposição sincera de quem se entregava ao sacrifício, sem rebeldias

e sem baixeza.

Manejando os remos pesados com absoluta sereni dade, como quem se

dava a uma tarefa habitual, sentia o suor abundante inundar -lhe a face juvenil,

relembrando, comovido, os dias laboriosos da sua charrua amiga.
Em breve, o

feitor reconhecia nele um servo digno de estima e consideração, que soubera

31

impor-se aos próprios companheiros com o prestígio da natural bondade que

lhe transbordava dalma.

— Ai de nós! — exclamou um colega desalentado.

— São raros os que resistem a estes remos malditos, por mais de quatro

meses!.
.
.

— Mas todo o serviço é de Deus, amigo — respondeu Jeziel altamente

inspirado —, e desde que aqui nos encontramos em atividade honesta e de

consciência tranqüila, devemos guardar a convicção de servos do Cria dor,

trabalhando em suas obras.

Para todas as complicações da nova modalidade de sua existência, tinha

uma fórmula conciliatória, harmo nizando os ânimos mais exaltados.
O feitor

surpreendia-se com a delicadeza do seu trato e capacidade de tra balho, que se

aliavam aos mais altos valores da educação religiosa recebida no lar.

No bojo escuro da embarcação, sua firmeza de fé não se modificara.
Dividia

o tempo entre os labores rudes e as sagradas meditações.
A todos os

pensamentos, sobrelevava a saudade do ninho familiar, com a esperança de

rever a irmã algum dia, por mais que se lhe dilatasse o cativeiro.

De Corinto, a grande embarcação aproara em Cef a lônia e Nicópolis, de

onde deveria regressar aos portos da linha de Chipre, depois de ligeira

passagem pela costa da Palestina, consoante o itinerário organizado para

aproveitar o tempo seco e tendo em vista que o inverno paralisava toda a

navegação.

Afeito ao trabalho, não lhe foi difícil adaptar -se à pesada faina de carga e

descarga do material transportado, à manobra dos remos implacáveis e à

assistência aos poucos passageiros, sempre que lhe requisitavam préstimos,

sob o olhar vigilante de Lisipo.

Voltando de Cefalônia, a galera recebeu um pas sageiro ilustre.
Era o jovem

romano Sérgio Paulo, que se dirigia para a cidade de Citium, em comissão de

natureza política.
Com destino ao porto de Nea -Pafos, onde alguns amigos o

esperavam, o moço patrício se const ituiu, desde logo, entre todos, alvo de

grandes atenções.
Dada a importância do seu nome e o caráter oficial da

missão a ele cometida, o comandante Sérvio Carbo lhe reservou as melhores

acomodações.

Sérgio Paulo, entretanto, muito antes de aportarem novam ente em

Corinto, onde a embarcação deveria permanecer alguns dias, em

prosseguimento da rota prefixada, adoeceu com febre alta, abrindo -se-lhe o

corpo em chagas purulentas.
Comentava -se, à sorrelfa, que nas cercanias de

Cefalônia grassava uma peste desco nhecida.
O médico de bordo não

conseguiu explicar a enfermidade e os amigos do enfermo começaram a

retrair-se com indisfarçável escrúpulo.
Ao fim de três dias, o jovem romano

achava-se quase abandonado, O coman dante, preocupado, por sua vez, com a

própria situação e receoso por si mesmo, chamou Lisipo, pedindo -lhe que

indicasse um escravo, dos mais educados e maneirosos, capaz de incumbir -se

de toda a assistência ao passageiro ilustre, O feitor designou Jeziel,

incontinenti, e, na mesma tarde, o moço hebreu penetrou no camarote do enfermo,

com o mesmo espírito de serenidade que costumava testemunhar nas

situações mais díspares e arriscadas.

Sérgio Paulo tinha o leito em desalinho.
Não raro, levantava -se de súbito,

no auge da febre que o fazia delirar, pr onunciando palavras desconexas e

agravando, com o movimento dos braços, as chagas que sangravam em todo o

32

corpo.

— Quem és tu? — perguntou o doente em delírio, logo que enxergou a

figura silenciosa e humilde do jovem de Corinto.

— Chamo-me Jeziel, o escravo que vos vem servir.
E a partir daquele

momento, consagrou-se ao enfermo com todas as reservas da sua afetividade.

Com a permissão dos amigos de Sérgio, utilizou todos os recursos de que

podia dispor a bordo, imitando a medicação aprendida no lar.
Dias s eguidos e

longas noites, velou à cabeceira do ilustre romano, com devotamento e boa –

vontade.
Banhos, essências e pomadas eram mani pulados e aplicados com

extrema dedicação, como se esti vesse a tratar um parente íntimo e muito caro.

Nas horas mais críticas da enfermidade dolorosa, falava -lhe de Deus,

recitava trechos antigos dos profetas, que trazia de cor, cumulando -o de

consolações e carinho fraternal.

Sérgio Paulo compreendeu a gravidade do mal que afastara os amigos

mais caros e, no convívio daqueles d ias, afeiçoou-se ao enfermeiro humilde e

bom.
Depois de alguns dias em que Jeziel conquistara plenamente a sua

admiração e o seu reconhecimento, pelos atos de inexcedível bondade, o

doente entrou em rápida convalescença, com manifestações de geral alegria .

E contudo, na véspera de regressar ao porão aba fado, o jovem cativo

apresentou os primeiros sintomas da moléstia desconhecida que grassava em

Cefalônia.

Após entender-se com alguns subordinados de cate goria, o comandante

chamou a atenção do patrício, j á quase restabelecido, e lhe pediu aprovação

para o projeto de lançar o jovem ao mar.

—Será preferível envenenar os peixes, antes que afrontar o perigo do

contágio e arriscar tantas vidas preciosas — esclarecia Sérvio Carbo com

malicioso sorriso.

O patrício refletiu um instante e reclamou a presença de Lisipo, entrando

os três a tratar do assunto.

—Qual a situação do rapaz? — perguntou o romano com interesse.

O feitor passou a esclarecer que o jovem hebreu lhe viera com outros

homens capturados por Licinio Minúcio, por ocasião dos últimos distúrbios da A

caia.
Lisipo, que simpatizava extremamente com o moço de Corinto, procurou

pintar com fidelidade a correção da sua conduta, suas maneiras distintas, a

benéfica influência moral que ele exercia sobre os companheiros muitas vezes

desesperados e insubmissos.

Depois de longas considerações, Sérgio ponderou com profunda nobreza:

—Não posso admitir que Jeziel seja atirado ao mar com a minha

aquiescência.
Devo a esse escravo uma dedicação que equivale à minha

própria vida.
Conheço Licínio e, se necessário, poderei esclarecê -lo mais tarde

sobre esta minha atitude.
Não duvido que a peste de Cefalônia esteja

trabalhando o seu organismo e, por isso mesmo, é que lhes peço a cooperação

necessária, a fim de que esse jovem fique liberto para sempre.

— Mas isso é impossível.
.
.
— exclamou Sérvio relicenciosamente.

— Por que não? — revidou o romano.
— Em que dia atingiremos o porto de

Jope?

— Amanhã, à noitinha.

— Pois bem; espero que vocês não se oponham aos meus planos , e tão

logo alcancemos o porto, levarei Jeziel num bote até às margens, pretextando

o ensejo de exercício muscular, que preciso recomeçar.
Aí, então, lhe daremos

33

liberdade.
É um feito que se me impõe, em obediência aos meus princípios.

— Mas, senhor.
.
.
— obtemperou o comandante indeciso.

— Não aceito quaisquer restrições, mesmo porque Licínio Minúcio é um

velho camarada de meu pai.

E continuou, depois de refletir um momento:

— Não ias atirar o rapaz ao fundo do mar?

— Sim.

— Pois fase constar nos teus apontamentos que o escravo Jeziel, atacado

de mal desconhecido, contraído em Cefalônia, foi sepultado no mar, antes que

a peste contagiasse os tripulantes e passageiros.
Para que o rapaz não se

comprometa, instruí-lo-ei a respeito, dando-lhe umas tantas ordens

terminantes.
Além disso, noto-o bastante enfraquecido para resistir com êxito

às crises culminantes da moléstia ainda em começo.
Quem poderá garantir que

ele resistirá? Quem sabe morrerá ao aban dono, no segundo minuto de

liberdade?

O comandante e o feitor trocaram um olhar inte ligente, de implícito acordo

mútuo.

Depois de longa pausa, Sérvio concordou, dando -se por vencido:

— Está bem, seja.

O moço patrício estendeu a mão aos dois e murmurou:

— Por este obséquio ao meu dever de consciência, poderão sempre dispor

em mim de um amigo.

Daí a instantes, Sérgio acercou -se do jovem, semi-adormecido junto do seu

camarote e já tomado da febre em começo de explosão, dirigindo -lhe a palavra

com delicadeza e bondade:

— Jeziel, desejarias voltar à liberdade?

— Oh! senhor, exclamou o jovem reanimando o organismo com um raio de

esperança.

— Quero compensar a dedicação que me dispensaste nos longos dias da

minha enfermidade.

— Sou vosso escravo, senhor.
Nada me deveis.

Ambos falavam o grego e, refleti ndo subitamente na situação de futuro, o

patrício interrogou:

— Sabes o idioma comum da Palestina?

— Sou filho de israelitas, que me ensinaram a lín gua materna nos mais

verdes anos.

— Então, não te será difícil recomeçar a vida nessa província.

E medindo as palavras, como se temesse alguma surpresa contrária aos

seus projetos, acentuou:

— Jeziel, não ignoras que te encontras enfermo, talvez tão gravemente

quanto eu, há alguns dias.
O comandante, atento à possibilidade de um

contágio geral, dada a presença de numerosos homens a bordo, pre tendia

lançar-te ao mar; contudo, amanhã de tarde chegaremos a Jope e hei de valer –

me dessa circunstância para devolver -te à vida livre.
Não desconheces,

todavia, que, assim procedendo, estou a infringir certas determi nações

importantes que regem os interesses de meus compatriotas, e é justo pedir -te

sigilo do meu feito.

— Sim, senhor — respondeu o rapaz extremamente abatido, tentando com

dificuldade coordenar as idéias.

— Sei que dentro em pouco a enfermidade assumirá graves proporções,

34

prosseguiu o benfeitor.
Dar -te-ei a liberdade, mas só o teu Deus poderá

conceder-te a vida.
Entretanto, caso te restabeleças, deverás ser um novo

homem, com um nome diferente.
Não desejo ser incul pado de traidor dos meus

próprios amigos e devo contar com a tua cooperação.

— Obedecer-vos-ei em tudo, senhor.

Sérgio lançou-lhe um olhar generoso e terminou:

— Tomarei todas as providências.
Dar -te-ei algum dinheiro para atenderes

as primeiras necessidades e vestirás uma de minhas velhas túnicas; mas, tão

logo seja possível, vai-te de Jope para o interior da província.
O porto está

sempre cheio de marinheiros romanos, curiosos e maleficentes.

O enfermo fez um gesto de agradecimento, enquanto Sérgio se retirava

para atender ao chamado de alguns ami gos.

No dia imediato, à hora esperada, o casario palesti nense estava à vista.
E

quando luziam os primeiros astros da noite, pequeno batel aproximava -se de

local silencioso das margens, tripulado por dois homens cujos vultos se

perdiam na sombra.
Derradeiras palavras de bom conselho e despedida, e o

moço hebreu osculou, comovidamente, a destra do benfeitor, que voltou à

galera apressado, de consciência tranqüila.

Mal não dera os primeiros passos, Jeziel sentou -se premido pelas dores

gerais que lhe tomavam todo o corpo e pelo abatimento natural, conseqüente à

febre que o consumia.
Idéias confusas dançavam -lhe no cérebro.
Queria

pensar na ventura da libertação; desejava fixar a imagem da irmã, que haveria

de procurar no primeiro ensejo; mas estranho torpor i nfirmava-lhe as faculdades,

acarretando-lhe sonolência invencível.
Olhou, indi ferente, as estrelas que

povoavam a noite refrescada pelas brisas marinhas.
Reparou que havia

movimento nas casas próximas, mas deixou -se, ficar inerte no matagal a que

se recolhera, junto da praia.
Pesadelos es tranhos dominaram-lhe o repouso

físico, enquanto o vento lhe acariciava a fronte febril.

De madrugada, acordou ao contacto de mãos des conhecidas, que lhe

revistavam atrevidamente os bolsos da túnica.

Abrindo os olhos, estremunhado, notou que os primeiros clarões da

alvorada listravam os horizontes.
Um homem de fisionomia sagaz inclinava -se

para ele, procurando alguma coisa, com ansiedade que o moço hebreu

adivinhou de pronto, convencido de haver topado um desses malfe itores

comuns, ávidos da bolsa alheia.
Estremeceu e fez um movimento involuntário,

observando que o assaltante inesperado alçara a mão direita, empunhando um

instrumento, na iminência de exterminar -lhe a vida.

—Não me mates, amigo — balbuciou com voz trêmula.

A essas palavras, ditas comovedoramente, o meliante susteve o golpe

homicida.

—Dar-vos-ei todo o dinheiro que possuo — rematou o rapaz com tristeza.

E, vasculhando a algibeira em que guardara o es casso dinheiro que lhe

dera o patrício, tudo entregou ao desconhecido, cujos olhos fulguraram de

cobiça e prazer.
Num relance, aquela fisionomia contrafeita trans formava-se no

semblante risonho de quem deseja aliviar e socorrer.

—Oh! sois excessivamente generoso! — murmurara, apossando-se da

bolsa recheada.

—O dinheiro é sempre bom — disse Jeziel — quando com ele podemos

adquirir a simpatia ou a misericórdia dos homens.

O interlocutor fingiu não perceber o alcance filo sófico daquelas palavras e

35

asseverou:

– Vossa bondade, entretanto, dispensa o concurso de quaisquer elementos

estranhos para a conquista de bons amigos.
Eu, por exemplo, dirigia -me agora

para o meu trabalho no porto, mas experimentei tanta sim patia pela vossa

situação que aqui estou para quanto vos preste.

—Vosso nome?

—Irineu de Crotona, para vos servir — respondeu o interpelado,

visivelmente satisfeito com o dinheiro que lhe refertava o bolso.

—Meu amigo — exclamou o rapaz extremamente enfraquecido —, estou

enfermo e não conheço esta cidade, de modo a tomar qualquer resolução.

Podeis indicar-me algum albergue ou alguém que me possa prestar a cari dade

de um asilo?

Irineu esboçou uma fácies de fingida piedade e res pondeu:

— Pesa-me nada ter para colocar à disposição de vossas necessidades; e

também não sei onde possa existir um abrigo a dequado para receber-vos,

como se faz preciso.
A verdade é que, para a prática do mal, todos estão

prontos, mas para fazer o bem.
.
.

Depois, concentrando-se por momentos, acrescentou:

— Ah! agora me lembro!.
.
.
Conheço umas pes soas que vos podem auxiliar.

São os homens do “Caminho”.
(1)

Mais algumas palavras e Irineu prontificou -se a conduzi-lo ao conhecido

mais próximo, amparando-lhe o corpo enfermo e vacilante.

O sol caricioso da manhã começava a despertar a Natureza com os seus

raios quentes e confortadores.
Feita a reduzida caminhada por um atalho

agreste, sustido pelo meliante arvorado em benfeitor, Jeziel pa rava à porta de

uma casa de aparência humilde.
Irineu entrou e de lá regressou com um

homem idoso, de semblante agradável, que estendeu a mão, cordialmente, ao

moço hebreu, dizendo:

— De onde vens, irmão?

O rapaz admirou-se de tanta afabilidade e delicadeza, num homem a quem

via pela primeira vez.
Por que lhe dava o título familiar, reservado ao círculo

mais íntimo dos que nasciam sob o mesmo te to?

— Por que me chamais irmão, se não me conheceis? — interrogou

comovido.

Mas o interpelado, renovando o sorriso generoso, acrescentava:

— Somos todos uma grande família em Cristo Jesus.

Jeziel não compreendeu.
Quem seria aquele Jesus? Um novo deus para os

que desconheciam a lei? Reco nhecendo que a enfermidade não lhe dava

ensanchas a cogitações religiosas ou filosóficas, respondeu simples mente:

Deus vos recompense pela generosidade da aco lhida.
Venho de

Cefalônia, tendo adoecido gravemente em viagem, e assim e que, neste

estado, recorro à vossa caridade.

(1) Primitiva designação do Cristianismo.
(Nota de Emmanuel.
)

— Efraim — disse Irineu dirigindo-se ao dono da casa —, nosso amigo

tem febre e o seu estado geral requer cuidados.
Você, que é um dos b ons

homens do “Caminho”, há de acolhê -lo com o coração dedicado aos que

sofrem.

Efraim aproximou-se mais do jovem enfermo e observou:

36

—Não é o primeiro doente de Cefalônia que o Cristo envia à minha porta.

Ainda anteontem, outro aqui surgiu com o corpo cr ivado de feridas de mau

caráter.
Aliás, conhecendo a gravidade do caso, pretendo logo à tarde levá -lo

para Jerusalém.

—Mas, é necessário ir tão longe? — perguntou Irineu com certo espanto.

—Somente lá, temos maior número de cooperado res — esclareceu com

humildade.

Ouvindo o que diziam e considerando a necessidade de ausentar -se do

porto em obediência às recomendações do patrício que se lhe mostrara tão

amigo, restituindo-o à liberdade, Jeziel dirigiu-se a Efraim num apelo humilde e

triste:—

Por quem sois! levai-me para Jerusalém convosco, por piedade!.
.
.

O irterpelado, evidenciando natural bondade, anuiu sem maior estranheza:

—Irás comigo.

Abandonado por Irineu aos cuidados de Efraim, o doente recebeu carinhos

de um verdadeiro amigo.
Não fosse a febre e teria travado com o irmão um

conhecimento mais íntimo, procurando conhecer minuciosamente os nobres

princípios que o levaram a estender -lhe a mão protetora.
Contudo, mal

conseguiu manter-se de pensamento vigilante sobre si mesmo, a fim de

elucidar as suas interrogações carinhosas, medicando -se convenientemente.

Ao crepúsculo, aproveitando a frescura da noite, uma carroça,

cuidadosamente velada por um toldo de pano barato, saía de Jope com destino

a Jerusalém.

Caminhando cuidadoso para não esfalfar a pob re alimária, Efraím

transportava os dois enfermos à cidade próxima, buscando os recursos

indispensáveis.
Descansando aqui e ali, somente na manhã seguinte o veículo

parou à porta de um casarão de grandes proporções, aliás paupérrimo em sua

feição exterior.
Um rapaz de semblante alegre veio atender ao recém -vindo,

que o interpelou com intimidade:

– Urias, poderás dizer-me se Simão Pedro está?

– Está, Sim.

– Poderás chamá-lo em meu nome?

– Vou já.

Acompanhado de Tiago, irmão de Levi, Simão apareceu e recebeu o

visitante com efusivas demonstrações de carinho.
Efraim esclareceu o motivo

da sua presença.
Dois desamparados do mundo requeriam auxílio urgente.

– Mas é quase impossível – atalhou Tiago.
– Estamos com quarenta e nove

doentes acamados.

Pedro esboçou um sorriso generoso e obtemperou:

– Ora, Tiago, se estivéssemos pescando, seria justo nos eximíssemos

desse ou daquele dever que exorbitasse a esfera das obrigações inadiáveis de

cada dia, junto da família, cuja organização vem de Deus; mas agora o Mestre

nos legou o trabalho de assistência a todos os seus filhos, no sofrimento.

Presentemente, nosso tempo se destina a isso; vejamos, pois, o que é possível

fazer.

E o bondoso Apóstolo adiantou-se para acolher os dois infelizes.

Desde que viera do Tiberíades par a Jerusalém, Simão transformara-se em

célula central de grande movimento humanitarista.
Os filósofos do mundo

sempre pontificaram de cátedras confortáveis, mas nunca desceram ao plano

da ação pessoal, ao lado dos mais infortunados da sorte.
Jesus renovara, com

37

exemplos divinos, todo o sistema de pregação da virtude.

Chamando a si os aflitos e os enfermos, inaugurara no mundo a fórmula da

verdadeira benemerência social.

As primeiras organizações de assistência ergueram -se com o esforço dos

apóstolos, ao influxo amoroso das lições do Mestre.

Era por esse motivo que a residência de Pedro, doação de vários amigos

do Caminho , regurgitava de enfermos e desvalidos sem esperança.
Eram

velhos a exibirem úlceras asquerosas, procedentes de Cesaréia; loucos que

chegavam das regiões mais longínquas, conduzidos por parentes ansiosos de

alívio; crianças paralíticas, da Iduméia, nos braços maternais, todos atraidos

pela fama do profeta nazareno, que ressuscitava os pró prios mortos e sabia

restituir tranqüilidade aos corações mais infortunados do mundo.

Natural era que nem todos se curassem, o que obri gava o velho pescador

a agasalhar consigo todos os neces sitados, com carinho de um pai.

Recolhendo-se ali, com a família, era auxiliado particularmente por Tiago, filho

de Alfeu, e por João; mas, em breve, Filipe e suas filhas instalavam -se

igualmente em Jerusalém, cooperando no grande esforço fraternal.

Tamanho o movimento de necessitados de toda sorte, que há muito Simão

não mais podia entregar-se a outro mister, no concernente à pregação da Boa

Nova do Reino.
A dilatação desses mis teres vinculara o antigo discípulo aos

maiores núcleos do judaísmo dominante.
Obrigado a valer -se do socorro dos

elementos mais notáveis da cidade, Pedro sentia -se cada vez mais escravo

dos seus amigos benfeitores e dos seus pobres beneficiados, acorridos de toda

parte, em grau de recurso supremo ao seu espírito de discípulo abnegado e

sincero.

Atendendo às solicitações confiantes de Efraim, pro videnciou para que

ambos os enfermos fossem instalados na sua casa pobre.

Jeziel ocupou leito asseado e singelo, em estado de completa

inconsciência, no delírio da febre que o pros trava.
Suas palavras desconexas,

entretanto, revelavam tão exato conhecimento dos textos sagrados, que Pedro

e João se interessaram de modo especial por aquele jovem de faces

macilentas e tristes.
Mormente Simão, passava longas horas entretido em ouvi –

lo, anotando-lhe os conceitos profundos, embora filhos da exaltação febril.

Decorridas duas semanas exaustivas, Jeziel melho rou, rearmonizando as

próprias faculdades para melhor analisar e sentir a nova situação.
Afeiçoara -se

a Pedro, como um filho afetuoso ao legitimo pai.
Notando -lhe o carinho, de leito

em leito, de necessitado a necessitado, o moço hebreu experimentava

deliciosa e íntima surpresa, O ex-pescador de Cafarnaum, relativamente moço

ainda, era o exemplo vivo da renúncia fraterna.

Tão logo convalescente, Jeziel foi transferido a am biente mais calmo, à

sombra amena de vetustas tama reiras que circundavam a velha casa .

Entre ambos estabelecera-se, desde os primeiros dias, a corrente

magnética das grandes atrações afetivas.

Nessa manhã, as observações amáveis sucediam -se e, não obstante a

justa curiosidade que lhe pairava nalma, a respeito do interessante hóspede,

Simão ainda não tinha logrado o ensejo de um intercâmbio de idéias, mais

íntimo, de maneira a sondar -lhe os pensamentos, inteirando-se dos seus

sentimentos e da sua origem.
Ao sopro generoso da aragem matinal, sob as

árvores frondosas, o Apóstolo criou ânimo e , a certa altura, depois de distrair o

convalescente com alguns ditos afetuosos, buscou penetrar -lhe o mistério,

38

cuidadosamente:

— Amigo — disse com jovial sorriso —, agora que Deus te restituiu a saúde

preciosa, regozijo-me por havermos recebido tua visit a em nossa casa.
Nosso

júbilo é sincero, pois que, nos mínimos detalhes da tua perma nência entre nós,

revelaste a condição espiritual de filho legítimo dos lares organizados com

Deus, pelo conhecimento que tens dos textos sagrados.
E tanto me im –

pressionei com as tuas referências a Isaías, quando deliravas com febre alta,

que desejaria saber de que tribo descendes.

Jeziel compreendeu que aquele amigo sincero, antes irmão carinhoso nas

horas mais críticas da enfermidade, desejava conhecê -lo melhor, identificá-lo

íntima e profundamente, com delicada argúcia psicológica.
Achou justo e

considerou que não devia desprezar o amparo de um coração verdadeiramente

fraterno, para o acendramento das próprias energias espirituais.

— Meu pai era filho dos arredores de Sebaste e descendia da tribo de

Issacar — esclareceu, atencioso.

— E era tão altamente dedicado ao estudo de Isaías?

— Estudava sinceramente todo o Testamento, sem preferências, talvez, de

ordem particular.
A mim, porém, Isaías sempre me impressionou

profundamente pela beleza das promessas divinas de que foi portador, anun –

ciando-nos o Messias, sobre cuja vinda tenho meditado desde a infância.

Simão Pedro esboçou um sorriso de viva satisfação e disse:

— Mas, não sabes que o Messias já veio?

Jeziel teve um brusco sobressalto na cadeira improvisada.

— Que dizeis? — inquiriu ansioso.

— Nunca ouviste falar em Jesus de Nazaré?

Embora recordasse vagamente as palavras ouvidas de Efraim, declarou:

— Nunca!

— Pois o profeta nazareno já nos trouxe a mensa gem de Deus para todos

os séculos.

E Simão Pedro, olhos acesos na chama luminosa dos que se sentem

felizes ao recordar um tempo ven turoso, falou-lhe da exemplificação do

Senhor, traçando uma perfeita biografia verbal do Mestre sublime.

Em traços de forte colorido, lembrou os dias em que o hospedava no seu

tugúrio à margem do Genesaré, as excursões pelas aldeias vizinhas, as

viagens de barca, de Cafarnaum aos sítios marginais do lago.
Era de se lhe ver

a emoção intraduzível da voz, a alegria interior com que rememor ava os feitos

e prédicas junto ao lago marulhoso, acariciado pelo vento, a poesia e a

suavidade dos crepúsculos vespertinoS.
A imaginação viva do Após tolo sabia

tecer comentários judiciosos e brilhantes ao evocar um leproso curado, um

cego que recuperara a vista, uma criancinha doente e prestes restabelecida.

Jeziel bebia-lhe as palavras, inteiramente empolga do, como se houvesse

encontrado um mundo novo.
A mensagem da Boa Nova penetrava -lhe o

espírito desencantado, como um bálsamo suave.

Quando Simão parecia prestes a terminar a narrativa, não pôde conter -se

e perguntou:

— E o Messias? Onde está o Messias?

— Há mais de um ano — exclamou o Apóstolo apagando a vivacidade

com a lembrança triste — foi crucificado aqui mesmo em Jerusalém, entre os

ladrões.

Em seguida, passou a enumerar os martírios pun gentes, as dolorosas

39

ingratidões de que o Mestre fora vítima, os ensinos derradeiros e a gloriosa

ressurreição do terceiro dia.
Depois, falou dos primeiros dias do apostolado,

dos acontecimentos do Pentecostes e das últimas aparições do Senhor, no

cenário sempre saudoso da Galiléia distante.

Jeziel tinha as pupilas úmidas.
Aquelas revelações sensibilizavam -lhe o

coração, como se houvesse conhe cido o profeta de Nazaré.
E, ligando o perfil

deste aos textos que retinha de cor, enunciou, quase em voz alta, como se

falasse consigo mesmo:

— “Levantar-se-á (1) como um arbusto verde, na ingratidão de um solo

árido.
.
.

Carregado de opróbrios e abandonado dos homens.

Coberto de ignomínias não merecerá consi deração.

Será ele quem carregará o fardo pesado de nossas culpas e sofrimentos,

tomando sobre si todas as nossas dores.

Parecerá um homem vergado sob a cólera de Deus.
.
.

Humilhado e ferido deixar-se-á conduzir como um cordeiro, mas, desde o

instante em que oferecer sua vida, os interesses do Eterno hão de prosperar

nas suas mãos.


Simão, admirado de tanto conhecimento dos sagra dos textos, terminou

dizendo:

— Vou buscar-te os textos novos.
São as anotações de Levi (2) sobre o

Messias redivivo.

(1) Do Capítulo 53º, de Isaías.

(2) Mateus.

E, em breves minutos, o Apóstolo lhe punha nas mãos os pergaminhos do

Evangelho.
Jeziel não leu; devorou.
Assinalou, em voz alta, uma a uma, todas

as passagens da narrativa, seguido pela atenção de Pedro intimamente

satisfeito.

Terminada a rápida análise, o jovem advertiu:

– Encontrei o tesouro da vida, preciso examiná -lo com mais vagar, quero

saturar-me da sua luz, pois aqui pressinto a chave dos enigmas humanos.

Quase em lágrimas, leu o Sermão da Montanha, secundado pelas

comovedoras lembranças de Pedro.
Em seguida, ambos passaram a comparar

os ensinamentos do Cristo com as profecias que o anunciavam.

O jovem hebreu estava comovidíssimo e queria conhecer os mí nimos

episódios da vida do Mestre.
Simão procurava satisfazê -lo, edificado e

satisfeito.

O generoso amigo de Jesus, tão incompreendido em Jerusalém,

experimentava uma alegria orgulhosa por haver encontrado um jovem que se

entusiasmava com os exemplos e ensinamentos do Mestre incomparável.

— Desde que dei acordo de mim em vossa casa —disse Jeziel —,

verifiquei que participais de princípios que me não são conhecidos.
Tanta

preocupação em amparar os desfavorecidos da sorte representa uma lição

nova para minha alma.
Os doentes que vos abençoam, qual o faço agora, são

tutelados desse Cristo que eu não tive a ventura de conhecer.

— O Mestre amparava a todos os sofredores e nos recomendou que o

40

mesmo fizéssemos em seu nome, escla receu o Apóstolo enfaticamente.

— De acordo com as instruções do Levítico — disse Jeziel —, toda cidade

deve possuir, longe de suas portas, um vale, destinado aos leprosos e pessoas

consideradas imundas; entretanto, Jesus nos deu um lar no coração daqueles

que o seguem.

— O Cristo nos trouxe a mensagem do amor — explicou Pedro —,

completou a Lei de Moisés, inaugurando um novo ensinamento.
A Lei Antiga é

justiça, mas o Evangelho é amor.

Enquanto o código do passado pre ceituava o “olho por olho, dente por

dente”, o Messias ensinou que devemos “perdoar setenta vezes sete vezes” e

que se alguém quiser tirar -nos a túnica devemos dar -lhe também a capa.

Jeziel sensibilizou-se e chorou.
Aquele Cristo amo roso e bom, suspenso na

cruz da ignomínia humana, era a personificação de todos os heroísmos do

mundo.
Como se aliviava ao analisá -lo! Sentia-se bem por não haver reagido

contra o despotismo de que fora vítima.
Cristo era o Filho de Deus e não

desdenhara o sofrimento.
Seu cálice transbordara e Pedro lhe fazia sentir que,

nos instantes mais acerbos, aquele Mestre desconhecido e humilde, no mundo,

sabia transmitir a lição da coragem, da renúncia e da vida.
Como exemplo do

seu amor, ali estava aquele homem simples e carinhoso, que lhe chamava

irmão, que o acolhia como pai dedicado.
O rapaz lembrou seus últimos dias em

Corinto e chorou longamente.
Foi aí que, abrindo o coração, tomou as mãos de

Pedro e contou-lhe toda a sua tragédia, sem nada omitir e rogando -lhe

conselhos.

Finalizando a narrativa, acrescentou comovido:

– Revelastes-me a luz do mundo; perdoai, pois, se vos revelo meus

sofrimentos, que devem ser j ustos.
Tendes no coração as claridades da

palavra do Salvador e haveis de inspirar minha pobre vida.

O Apóstolo abraçou-o e murmurou:

—Julgo prudente guardares o anonimato, pois Je rusalém regurgita de

romanos e não seria justo comprometer o generoso amigo que te restituiu à

liberdade.
Teu caso, entretanto, não é novo, meu amigo.
Estou nesta cidade há

quase um ano, e, por estes leitos sin gelos, têm passado as mais singulares

criaturas.
Eu, que era um paupérrimo pescador, tenho adquirido ampla

experiência do mundo, nestes poucos meses! A estas portas têm batido

homens esfarrapados, que foram po líticos importantes; mulheres leprosas, que

foram quase rainhas!

Em contacto com a história de tantos castelos desmoronados, no jogo das

vaidades mundanas, agora reconheço que as almas necessitam do Cristo,

acima de tudo.

Essas explicações singulares constituíam conforto para Jeziel, que

interrogou agradecido:

—E achais que vos poderia servir em alguma coisa? Eu, que era cativo dos

homens, desejaria escravizar-me ao Salvador, que soube viver e morrer por

todos nós.

—Serás meu filho, doravante — exclamou Simão num transporte de júbilo.

—E já que preciso reformar -me em Cristo, como me chamarei? —

perguntou Jeziel com olhos fulgurantes de alegria.

O Apóstolo refletiu algum tempo e falou:

—Para que não te esqueças da Acaia, onde o Senhor se dignou de buscar –

te para o seu ministério divino, eu te batizarei no credo novo com o nome grego

41

de Estevão.

Consolidaram-se ainda mais os laços de simpatia que os aproximavam

desde o primeiro instante, e o moço jamais olvidaria aquele encontro com o

Cristo, à sombra das tamareiras aureoladas de luz.

Durante um mês, Jeziel, agora conhecido por Estevão, absorveu -se no

estudo de toda a exemplificação e ensinos do Mestre que não chega ra a

conhecer de modo direto.

A casa dos apóstolos, em Jerusalém, apresentava um movimento de

socorro aos necessitados cada vez maior, requerendo vasto coeficiente de

carinho e dedicação.
Eram loucos a chegarem de todas as províncias, anciães

abandonados, crianças esquálidas e famintas.
Não só isso.
À hora habitual das

refeições, extensas filas de mendigos comuns imploravam a esmola da sopa.

Acumulando ar tarefas com ingente sacrifício, João e Pedro, com o concurso

dos companheiros, haviam cons truído um pavilhão modesto, destinado aos

serviços da igreja, cuja fundação iniciavam para difundir as mensa gens da Boa

Nova.
A assistência aos pobres, entretanto, não dava tréguas ao labor das

idéias evangélicas.
Foi quando João considerou irrazoável que os discípu los diretos

do Senhor menosprezassem a sementeira da palavra divina e

despendessem todas as possibilidades de tempo no serviço do refeitório e das

enfermarias, visto que, dia a dia, multiplicava o número de doentes e infelizes

que recorriam aos seguidores de Jesus como a última esperança para os seus

casos particulares.
Havia enfermos que batiam à porta, benfeitores da nova

instituição que requeriam situações especiais para os seus protegidos, amigos

que reclamavam providências a favor dos órfãos e das vi úvas.

Na primeira reunião da igreja humilde, Simão Pe dro pediu, então,

nomeassem sete auxiliares para o ser viço das enfermarias e dos refeitórios,

resolução que foi aprovada com geral aprazimento.
Entre os sete irmãos

escolhidos, Estevão foi designado com a simpatia de todos.

Começou para o jovem de Corinto uma vida nova.
Aquelas mesmas

virtudes espirituais que iluminavam a sua personalidade e que tanto haviam

contribuído para a cura do patrício, que o restituira à liberdade, difundiam entre

os doentes e indigentes de Jerusalém os mais santos consolos.
Grande parte

dos enfermos, recolhidos ao casarão dos discípulos, recobraram a saúde.

Velhos desalentados encontravam bom ânimo sob a influência da sua palavra

inspirada na fonte divina do Evangelho.
Mães afl itas buscavam-lhe o conselho

seguro; mulheres do povo, esgotadas pelo trabalho e angústias da vida,

ansiosas de paz e consolação, disputavam o conforto da sua presença

carinhosa e fraterna.

Simão Pedro não cabia em si de contente, em face das vitórias do f ilho

espiritual.
Os necessitados tinham a impressão de haver recebido um novo

arauto de Deus para alívio de suas dores.

Em pouco tempo, Estevão tornou -se famoso em Jerusalém, pelos seus

feitos quase miraculosos.
Consi derado como escolhido do Cristo, sua a ção

resoluta e sincera arrigimentara, em poucos meses, as mais vastas conquistas

para o Evangelho do amor e do perdão.
Seu nobre esforço não se limitava à

tarefa de mitigar a fome dos desvalidos.
Entre os Apóstolos galileus, sua

palavra resplandecia nas pregações da igreja, iluminada pela fé ardente e pura.

Quando quase todos os companheiros, a pretexto de não ferirem velhos

princípios estabelecidos, deixavam de ampliar os comentários públicos para

além das considerações agradáveis ao judais mo dominante, Estevão

42

apresentava à multidão, desas sombradamente, o Salvador do mundo na glória

das novas revelações divinas, indiferente às lutas que iria provocar,

comentando a vida do Mestre com o seu verbo inflamado de luz.
Os próprios

discípulos surpreendiam-se com a magia das suas profundas inspirações.
Alma

temperada na forja sublime do sofrimento, sua pregação estava cheia de

lágrimas e alegrias, de apelos e aspi rações.

Em poucos meses, seu nome era aureolado de uma veneração

surpreendente.
E, ao fim do dia, qua ndo chegavam as orações da noite, o

moço de Corinto, ao lado de Pedro e João, falava das suas visões e das suas

esperanças, cheio do espírito daquele Mestre adorável, que, através do seu

Evangelho, lhe semeara no coração as estrelas abençoadas de um júbi lo

infinito.

Loading