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Uma das características que distinguem os seres humanos dos animais é que nós falamos. Entre os seres humanos, um dos sinais que nos distinguem é como utilizamos a dádiva da fala. Será que conversamos de forma elevada ou de maneira estípida e grosseira? A forma como falamos diz muito sobre nós: quem somos como nos consideramos, com quem nos identificamos.
A Bíblia ensina que os seres humanos foram criadosà imagem de D ™us (Bereshit 1:27). Uma vez que D ™us não tem imagem física, a Bíblia está nos dizendo que fomos criadosà imagem espiritual de D ™us, que podemos imitá-lo ao praticar atos de bondade e que podemos usar a fala para aperfeiçoarmos o mundo.
Muitas pessoas não estão conscientes da forma como falam. O uso de palavras de baixo calão rebaixa a pessoa que as utiliza, esta mesma pessoa que é um indivíduo sagrado, criadoà imagem do Todo-Poderoso! Além disto, precisamos nos conscientizar de como usamos a fala ao conversar com alguém ou sobre alguém. Relatos depreciativos ou difamatórios não são recomendáveis, mesmo que sejam verdadeiros “ a menos que exista um motivo urgente para que esta informação seja compartilhada. É o combustível para o ódio, a inveja e as brigas. Pode acabar com um noivado, desmanchar casamentos, destruir sociedades, arruinar uma vida. Entretanto, a fala adequada pode trazer harmonia e construir relacionamentos. Palavras podem magoar,palavras podem curar!
Llancemos uma campanha para promover a sabedoria e as ferramentas para não se falar difamatoriamente e, ao invés disto, praticarmos uma fala positiva, levando a melhores relacionamentos,à tolerância e a um mundo melhor! O nome da campanha? Palavras podem magoar, palavras podem curar!
Gostaria de algumas sugestões imediatamente? Aqui estão:
10 SUGESTÕES PRÃTICAS PARA UMA FALA POSITIVA
- Não divulgue informações difamatórias ou prejudiciais que possam causar danos físicos, financeiros ou psicológicos a alguém, mesmo que sejam verdadeiras e que o sujeito mereça isto.
- Promova o bem-estar entre as pessoas. Quando em dívida, não se manifeste.
- O humor é algo importante, mas assegure-se que as piadas não ocorramàs custas de outra pessoa.
- Seja bom consigo mesmo. Falar mal de si mesmo não é algo ético.
- Não dê ouvido a fofocas. Se não puder mudar o rumo da conversa, é aconselhável afastar-se dos fofoqueiros.
- Sede maneira não intencional você ouviu informações difamatórias, deve acreditar que NÃO são verdadeiras.
- Dê sempre o benefício da dívida aos demais e concentre-se no lado positivo de todo acontecimento.
- Depois que as palavras foram proferidas, não podem mais ser apagadas. Pense antes de falar, especialmente se estiver nervoso, magoado ou desconfiado.
- Sempre que possível, use palavras agradáveis e de incentivo com seus filhos e esposa(o). Palavras ríspidas podem causar danos irreparáveis, da mesma forma que falar mal sobre seus familiares ou amigos com outras pessoas.
- Não só é permitido, mas também obrigatório alertarmos alguém sobre um prejuízo em potencial “ por exemplo:um caso em que aquele sócio em potencial com quem a pessoa está planejando associar-se já tem longo currículo de enganar sócios e clientes.